O ensino de invertebrados terrestres : uma análise de documentos normativos e metodologias alternativas às aprendizagens
dc.contributor.advisor | Araujo, Paula Beatriz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marina Siviero dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T06:43:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/289228 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisou documentos normativos das redes de ensino brasileiras, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM, 2024) e as Matrizes Curriculares do RS, com foco nas áreas de Ciências da Natureza e Biologia. O objetivo foi identificar a presença ou ausência de conteúdos relativos aos invertebrados terrestres, no Ensino Médio, bem como de possíveis metodologias de ensino coerentes a esses organismos. Na identificação dos conteúdos, fez-se uma busca por palavras-chave em fragmentos dos textos que indicavam possibilidades ao estudo dos invertebrados terrestres. Os resultados evidenciaram a ausência desses organismos nos documentos, revelando lacunas significativas na abordagem de temas relacionados à biodiversidade, ecologia e interações ecológicas. Além da análise documental, a pesquisa identificou e selecionou metodologias de ensino em textos científicos, consideradas alternativas pedagógicas às ausências desses conteúdos nos documentos. As metodologias identificadas destacam-se em atividades práticas, coleções didático-entomológicas e jogos pedagógicos. Estas abordagens interativas e participativas mostraram-se eficazes, ao promover um aprendizado significativo e prático, ampliando a percepção dos alunos sobre a importância dos invertebrados terrestres para os ecossistemas e para a conservação ambiental. Conclui-se que, embora as normativas apresentem uma estrutura geral que possibilite abordagens interdisciplinares, a falta de especificidade compromete o desenvolvimento de um ensino escolar contextualizado e crítico. A adoção de metodologias de ensino inovadoras pode ajudar a preencher estas lacunas, contribuindo para a formação de alunos no desenvolvimento de uma visão mais ampla, contextualizada e crítica sobre questões ambientais e da biodiversidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Invertebrados terrestres | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | O ensino de invertebrados terrestres : uma análise de documentos normativos e metodologias alternativas às aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001243924 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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