O uso de coleções didáticas zoológicas no âmbito educacional e sua relação com a aprendizagem : uma revisão narrativa
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A área de Ciências Biológicas abrange uma ampla gama de conhecimentos, desde a microbiologia até os ecossistemas. Nela, há uma grande quantidade de conteúdos e nomenclaturas a serem assimilados no contexto educacional, o que, frequentemente, pode levar à rejeição da disciplina de Ciências ou Biologia por parte dos estudantes. O objetivo do trabalho foi investigar se e de quais maneiras o uso das coleções didáticas zoológicas em sala de aula pode enriquecer a compreensão dos estudantes sobre os ...
A área de Ciências Biológicas abrange uma ampla gama de conhecimentos, desde a microbiologia até os ecossistemas. Nela, há uma grande quantidade de conteúdos e nomenclaturas a serem assimilados no contexto educacional, o que, frequentemente, pode levar à rejeição da disciplina de Ciências ou Biologia por parte dos estudantes. O objetivo do trabalho foi investigar se e de quais maneiras o uso das coleções didáticas zoológicas em sala de aula pode enriquecer a compreensão dos estudantes sobre os conceitos biológicos. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com estudos realizados no período de 2004 a 2024. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódico CAPES e Google Scholar (Google Acadêmico). Os artigos foram selecionados a partir da leitura do título e resumo. Posteriormente, foram excluídos aqueles artigos que não se enquadraram nos critérios de elegibilidade. Em seguida, passaram pela análise da metodologia, para que se identificasse quais maneiras e se as coleções didáticas podem auxiliar na aprendizagem. E, por fim, foi feita a análise dos resultados a fim de identificar quais formas trazem possíveis respostas sobre a utilização dessas coleções no ensino em relação à aprendizagem. As palavras-chave utilizadas foram: tipos de coleções didáticas, zoologia, coleções didáticas, aprendizagem, estratégia pedagógica, didática, ensino. Assim como, também foram utilizados descritores como: uso de coleções zoológicas didáticas, tipos de coleções didáticas, didáticas pedagógicas e coleções biológicas na aprendizagem. Foram elegidos 15 estudos, sendo destes, 6 estudos abordam a temática da aula prática para contribuição do ensino e aprendizagem, 4 estudos abordam sobre interação e estímulos dos estudantes com as coleções, 3 estudos abordam sobre competências científicas, 1 trata sobre desafios e limitações e 1 aborda sobre impacto na alfabetização científica e cidadã. As coleções didáticas zoológicas são ferramentas indispensáveis no ensino de Ciências Biológicas, contribuindo significativamente para a melhoria da aprendizagem e para o desenvolvimento de uma visão mais ampla e crítica dos estudantes sobre o mundo natural. ...
Abstract
The area of Biological Sciences covers a wide range of knowledge, from microbiology to ecosystems. There is a large amount of content and names to be assimilated in the educational context, which can often lead to students rejecting the Science or Biology subject. The objective of this paper was to investigate whether and in what ways the use of zoological didactic collections in the classroom can enrich students' understanding of biological concepts. This is a narrative review of the literatur ...
The area of Biological Sciences covers a wide range of knowledge, from microbiology to ecosystems. There is a large amount of content and names to be assimilated in the educational context, which can often lead to students rejecting the Science or Biology subject. The objective of this paper was to investigate whether and in what ways the use of zoological didactic collections in the classroom can enrich students' understanding of biological concepts. This is a narrative review of the literature, using studies carried out from 2004 to 2024. The search for studies was carried out in the Scientific Electronic Library Online databases (SciELO), Journals CAPES and Google Scholar. The articles were selected after reading the title and abstract of each research. Subsequently, those articles that did not meet the eligibility criteria were excluded. Then, the methodology was analyzed, to identify which ways and whether teaching collections can assist in learning. Finally, the results were analyzed in order to identify which forms provide possible answers about the use of these collections in teaching in relation to learning. The key words used were: types of didactic collections, zoology, didactic collections, learning, pedagogical strategy, didactics, teaching. Likewise, descriptors such as: use of didactic zoological collections, types of didactic collections, pedagogical didactics and biological collections in learning were also used. Fifteen studies were chosen, of which 6 studies address the theme of practical classes to contribute to teaching and learning, 4 studies address student interaction and stimuli with collections, 3 studies address scientific skills, 1 deals with challenges and limitations and 1 addresses the impact on scientific and civic literacy. Zoological teaching collections are indispensable tools in the teaching of Biological Sciences, contributing significantly to improving learning and developing a broader and more critical view of students about the natural world. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
