Sequência de ensino investigativo no estudo de anfíbios : uma proposta de utilização da bioacústica no Ensino Fundamental
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica para compreender os trabalhos acadêmicos sobre Sequência de Ensino Investigativo (SEI), ensino de anfíbios e Sequência de Ensino Investigativo sobre anfíbios para compreender e se apropriar da metodologia educacional escolhida neste trabalho e analisar a forma que o ensino de anfíbios está sendo transmitida para os(as) alunos(as). Esta revisão bibliográfica seguida da confecção de uma Sequência de Ensino Investigativo com o foco no grupo do ...
O presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica para compreender os trabalhos acadêmicos sobre Sequência de Ensino Investigativo (SEI), ensino de anfíbios e Sequência de Ensino Investigativo sobre anfíbios para compreender e se apropriar da metodologia educacional escolhida neste trabalho e analisar a forma que o ensino de anfíbios está sendo transmitida para os(as) alunos(as). Esta revisão bibliográfica seguida da confecção de uma Sequência de Ensino Investigativo com o foco no grupo dos anfíbios responde a pergunta: De que maneira pode ser produzida uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que contribua para a sensibilização ambiental no ensino de anfíbios nos anos finais do EF? Os anfíbios são animais que possuem características fisiológicas como sua pele permeável, respiração cutânea e dependência da água para a reprodução, o que os torna vulneráveis a alterações ambientais e os faz apresentarem maiores riscos à extinção. Por esse motivo, entende-se aqui que o acesso à informação sobre grupos anfíbios se faz cada vez mais necessário, já que o esforço dos humanos para preservação de uma espécie está diretamente ligado com o conhecimento existente sobre ela. Essa metodologia possui como diferencial proporcionar um ambiente em que o(a) estudante participe ativamente de sua aprendizagem, criando maior proximidade com o conteúdo proposto. Como resultado da pesquisa bibliográfica o buscador “Sequência de ensino investigativo" AND "anfíbios", no Portal Periódicos CAPES, não foi encontrado nenhum trabalho acadêmico e do Google Acadêmico foram encontrados 14 trabalhos. Quando analisado de forma individual foi identificado apenas um trabalho que correspondia a um trabalho acadêmico sobre SEI e anfíbios mas foi formulado para o terceiro ano do ensino fundamental, diferindo da faixa etária deste trabalho. Outra análise feita a partir do buscador “Ensino de anfíbios” foi que os alunos apresentam pouco conhecimento sobre anfíbios e muitas vezes este grupo é confundido com répteis. Como resultado também, foram analisadas as SEI e todas tiveram um resultado positivo no avanço educacional do aluno, confirmando que a utilização de uma SEI é positiva em seu aprendizado. A SEI produzida tem como título: Sequência de Ensino Investigativo no estudo de anfíbios: uma proposta de utilização da bioacústica no Ensino Fundamental. Ela foi dividida em quatro aulas, em cada aula é abordada a temática anfíbios de diferentes modos: fisiologia, papel no ecossistema, cadeia alimentar, as ameaças desse grupo e a bioacústica. Desta forma, a revisão bibliográfica realizada serve de base para aprofundamento nos conhecimentos e sistematização de dados sobre SEI e o ensino de anfíbios e a SEI confeccionada proporciona aos alunos uma construção de seu pensamento crítico, formação de uma consciência ambiental e contribui ao conhecimento dos(as) alunos(as) em relação ao papel dos anfíbios no ecossistema e aos riscos da extinção desse grupo para o meio ambiente. ...
Abstract
This study carried out a bibliographic review to understand academic works on Investigative Teaching Sequence (SEI), teaching amphibians and Investigative Teaching Sequence on amphibians to understand and appropriate the educational methodology chosen in this study and analyze the way in which teaching amphibians is being transmitted to students. This bibliographic review followed by the creation of an Investigative Teaching Sequence focusing on the amphibian group answers the question: How can ...
This study carried out a bibliographic review to understand academic works on Investigative Teaching Sequence (SEI), teaching amphibians and Investigative Teaching Sequence on amphibians to understand and appropriate the educational methodology chosen in this study and analyze the way in which teaching amphibians is being transmitted to students. This bibliographic review followed by the creation of an Investigative Teaching Sequence focusing on the amphibian group answers the question: How can an Investigative Teaching Sequence (SEI) be produced that contributes to environmental awareness in teaching amphibians in the final years of EF? Amphibians are animals that have physiological characteristics such as permeable skin, cutaneous respiration and dependence on water for reproduction, which makes them vulnerable to environmental changes and poses greater risks of extinction. For this reason, it is understood here that access to information about amphibian groups is increasingly necessary, since the effort of humans to preserve a species is directly linked to the existing knowledge about it. This methodology has the advantage of providing an environment in which the student actively participates in their learning, creating greater proximity to the proposed content. As a result of the bibliographic research, the search engine “Sequence of investigative teaching” AND “amphibians” in the CAPES Periodicals Portal did not find any academic work, and Google Scholar found 14 works. When analyzed individually, only one work was identified, which corresponded to an academic work on SEI and amphibians, but it was formulated for the third year of elementary school, differing from the age group of this work. Another analysis made from the search engine “Teaching amphibians” was that students have little knowledge about amphibians and this group is often confused with reptiles. As a result, the SEI were also analyzed and all had a positive result in the educational advancement of the student, confirming that the use of a SEI is positive in their learning. The SEI produced is titled: Sequence of Investigative Teaching in the study of amphibians: a proposal for the use of bioacoustics in Elementary School. It was divided into four classes, in each class the theme of amphibians is addressed in different ways: physiology, role in the ecosystem, food chain, threats to this group and bioacoustics. Thus, the bibliographic review carried out serves as a basis for deepening knowledge and systematizing data on SEI and teaching amphibians and the SEI created provides students with a construction of their critical thinking, formation of environmental awareness and contributes to the students' knowledge in relation to the role of amphibians in the ecosystem and the risks of extinction of this group for the environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
