Mostrar el registro sencillo del ítem
Linguagem simples na saúde : contribuições dos estudos da linguagem para o letramento em saúde no Brasil
dc.contributor.advisor | Finatto, Maria José Bocorny | pt_BR |
dc.contributor.author | Paraguassu, Liana Braga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T06:43:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/289187 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa transdisciplinar busca encontrar caminhos para a promoção do Letramento em Saúde a partir da perspectiva dos Estudos da Linguagem, por meio da escrita e reescrita de textos de saúde pública em Linguagem Simples. Para isso, integra diferentes áreas de conhecimento, incluindo Acessibilidade Textual e Terminológica, Terminologia, Tradução, Comunicação em Saúde e Letramentos. O estudo examina conceitos centrais, como letramento e alfabetização, para tentar equacionar o que seria “Letramento em Saúde” na realidade brasileira. Além da fundamentação teórica, a pesquisa inclui estudos-piloto que têm por objetivo verificar se a aplicação de técnicas que facilitam a compreensão pode auxiliar na divulgação de informações de utilidade pública e na promoção do Letramento em Saúde . Entre os estudos-pilotos, destacamos a Ferramenta MedSimples, recurso que visa a auxiliar na elaboração de textos facilitados em saúde para pessoas com escolaridade limitada. Os resultados destacam a relevância de uma abordagem linguística para que se possa desenvolver uma comunicação em saúde mais acessível e inclusiva, ampliando a compreensão e promovendo o Letramento em Saúde no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This interdisciplinary research aims to advance Health Literacy through the lens of Language Studies by developing and refining public health texts in Plain Language. To achieve this, it combines diverse fields, including Textual and Terminological Accessi bility, Terminology, Translation, Health Communication, and Literacy Studies. The study explores key concepts such as literacy and education to adapt the notion of "Health Literacy" to the Brazilian context. Alongside theoretical foundations, pilot stud ies assess whether comprehension-enhancing techniques can support the dissemina tion of public information and promote Health Literacy. Notably, the MedSimples Tool is featured as a resource for creating simplified health texts targeted at individuals with limited education. The findings underscore the importance of a linguistic approach to building a more inclusive and accessible health communication framework, fostering comprehension, and advancing Health Literacy in Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acessibilidade terminológica | pt_BR |
dc.subject | Textual and terminological accessibility | en |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Plain language | en |
dc.subject | Letramento em saúde | pt_BR |
dc.subject | Health literacy | en |
dc.title | Linguagem simples na saúde : contribuições dos estudos da linguagem para o letramento em saúde no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001244155 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Lingüística, Letras y Artes (2935)Letras (1798)