Coisa de guri : masculinidades no contexto do Programa Acelera
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga como as masculinidades de jovens estudantes do Ensino Fundamental influenciam em suas percepções e experiências no ambiente escolar, a partir do trabalho com turmas do segundo segmento do Projeto Acelera (denominado Acelera II), destinado a alunos em situação de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de São Leopoldo (RS). A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de masculinidade hegemônica, conforme Connell (2005), e nos desafios enfrentados ...
Este trabalho investiga como as masculinidades de jovens estudantes do Ensino Fundamental influenciam em suas percepções e experiências no ambiente escolar, a partir do trabalho com turmas do segundo segmento do Projeto Acelera (denominado Acelera II), destinado a alunos em situação de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de São Leopoldo (RS). A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de masculinidade hegemônica, conforme Connell (2005), e nos desafios enfrentados por jovens do sexo masculino no contexto escolar, como, por exemplo, maiores taxas de evasão, reprovação e violência. A metodologia se deu através de questionários e grupos de discussão, analisados qualitativa e descritivamente, para mapear as perspectivas dos alunos em relação à educação, ao trabalho e à convivência familiar. Como resultados, destacamos especificidades dos meninos participantes da pesquisa, as quais podem promover mudanças na trajetória escolar e reduzir as perspectivas de futuro, a exemplo das situações de violência em seu cotidiano, o distanciamento das famílias de sua trajetória escolar e a pouca acolhida da escola diante de situações de fragilidade. A análise busca contribuir para um fazer pedagógico que promova equidade de gênero e melhor compreensão das masculinidades no ambiente escolar. ...
Abstract
This study investigates how the masculinities of young elementary school students influence their perceptions and experiences in the school environment. It focuses on classes from the second segment of the Projeto Acelera (referred to as Acelera II), aimed at students in age-grade distortion situations in the final years of elementary school in São Leopoldo, RS. The research is grounded in the concepts of hegemonic masculinity, as defined by Connell (2005), and the challenges faced by male yout ...
This study investigates how the masculinities of young elementary school students influence their perceptions and experiences in the school environment. It focuses on classes from the second segment of the Projeto Acelera (referred to as Acelera II), aimed at students in age-grade distortion situations in the final years of elementary school in São Leopoldo, RS. The research is grounded in the concepts of hegemonic masculinity, as defined by Connell (2005), and the challenges faced by male youth in the school context, such as higher rates of dropout, grade retention, and violence. The methodology involved questionnaires and discussion groups, analyzed qualitatively and descriptively, to map students' perspectives on education, work, and family relationships. The findings highlight specific characteristics of the boys participating in the study, which may both impact their educational trajectory and diminish future prospects. These include situations of violence in their daily lives, the distancing of families from their educational journey, and the limited support provided by schools in moments of vulnerability. The analysis seeks to contribute to pedagogical practices that promote gender equity and a better understanding of masculinities in the school environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1419)
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