Análise documental da BNCC : identificação de aspectos da taxonomia de Bloom nas competências e habilidades dos anos finais do ensino de Ciências
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo investigou a presença de elementos da Taxonomia de Bloom (TB) nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do ensino fundamental na área de Ciências. Por meio de uma análise documental, foram avaliados os verbos das categorias do domínio cognitivo da TB em sua relação com as competências gerais, específicas e habilidades da BNCC. A metodologia empregou categorização e quantificação de verbos para identificar níveis de complexidade cogni ...
Este estudo investigou a presença de elementos da Taxonomia de Bloom (TB) nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do ensino fundamental na área de Ciências. Por meio de uma análise documental, foram avaliados os verbos das categorias do domínio cognitivo da TB em sua relação com as competências gerais, específicas e habilidades da BNCC. A metodologia empregou categorização e quantificação de verbos para identificar níveis de complexidade cognitiva, como Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Os resultados indicaram que, embora a TB não seja mencionada diretamente na BNCC, suas categorias aparecem de forma implícita, especialmente nas habilidades. A categoria Compreensão foi a mais presente, demonstrando ênfase na interpretação e contextualização. Por outro lado, categorias fundamentais, como Conhecimento e Aplicação, apresentaram baixa recorrência, o que pode comprometer a progressão hierárquica do aprendizado. Conclui-se que a aplicação da TB, aliada à BNCC, poderia ampliar a clareza e a eficácia no ensino de Ciências. Recomenda-se maior atenção à integração da TB na formação docente e nos currículos escolares para fortalecer o planejamento pedagógico e promover práticas educativas mais consistentes e baseadas em evidências. ...
Abstract
This study investigated the presence of elements from Bloom's Taxonomy (BT) in the competencies and skills outlined in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for the final years of elementary education in the field of Science. Through a document analysis, the verbs associated with the cognitive domain categories of BT were evaluated in relation to the general competencies, specific competencies, and skills defined by the BNCC. The methodology involved categorizing and quantifying verbs to id ...
This study investigated the presence of elements from Bloom's Taxonomy (BT) in the competencies and skills outlined in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for the final years of elementary education in the field of Science. Through a document analysis, the verbs associated with the cognitive domain categories of BT were evaluated in relation to the general competencies, specific competencies, and skills defined by the BNCC. The methodology involved categorizing and quantifying verbs to identify levels of cognitive complexity, such as Knowledge, Comprehension, Application, Analysis, Synthesis, and Evaluation.The results indicated that, although BT is not explicitly mentioned in the BNCC, its categories are implicitly present, especially within the skills. The Comprehension category was the most prevalent, emphasizing interpretation and contextualization. Conversely, fundamental categories such as Knowledge and Application were underrepresented, which could hinder the hierarchical progression of learning. It is concluded that integrating BT with the BNCC could enhance clarity and effectiveness in Science education. Greater attention to the integration of BT in teacher training and school curricula is recommended to strengthen pedagogical planning and promote more consistent and evidence-based educational practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1422)
Este item está licenciado na Creative Commons License
