Discurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmica
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Discourse, authorship and effects of meaning in academic writing
Assunto
Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar a escrita acadêmica do ponto de vista da Análise de Discurso materialista, fundamentada por Michel Pêcheux. A partir do referencial teórico consolidado na área, buscamos compreender como as noções de texto, escrita e autoria podem fundamentar o gesto analítico empreendido neste trabalho. O corpus de análise está composto por sequências discursivas recortadas de textos produzidos por alunos do primeiro semestre de um curso de graduação da área das Ciências Soci ...
Neste artigo, objetivamos analisar a escrita acadêmica do ponto de vista da Análise de Discurso materialista, fundamentada por Michel Pêcheux. A partir do referencial teórico consolidado na área, buscamos compreender como as noções de texto, escrita e autoria podem fundamentar o gesto analítico empreendido neste trabalho. O corpus de análise está composto por sequências discursivas recortadas de textos produzidos por alunos do primeiro semestre de um curso de graduação da área das Ciências Sociais Aplicadas. A partir da seleção dessas sequências, com base em um gesto de interpretação que articula o movimento pendular próprio da Análise de Discurso, demonstraremos como, a partir de uma regularidade, distintos saberes são linearizados, transparecendo um dizer autoritário que provoca um efeito de distanciamento entre sujeito e língua. ...
Abstract
In this paper, we aim to analyze academic writing from the point of view of materialist Discourse Analysis, grounded in the work of Michel Pêcheux. Based on the consolidated theoretical framework in the area, we seek to understand how the notions of text, writing and authorship can support the analytical gesture undertaken in this work. Our corpus of analysis is composed of discursive sequences extracted from texts produced by first-semester students of an undergraduate course in the field of A ...
In this paper, we aim to analyze academic writing from the point of view of materialist Discourse Analysis, grounded in the work of Michel Pêcheux. Based on the consolidated theoretical framework in the area, we seek to understand how the notions of text, writing and authorship can support the analytical gesture undertaken in this work. Our corpus of analysis is composed of discursive sequences extracted from texts produced by first-semester students of an undergraduate course in the field of Applied SocialSciences. Through the selection of these sequences, based on a gesture of interpretation that articulates the pendular movement inherent to Discourse Analysis, we will demonstrate how, through on a regularity, different forms of knowledge are linearized, revealing an authoritarian discourse that creates a sense of distance between subject and language. ...
Contido em
Horizontes de lingüística aplicada. Brasília, DF. Vol. 23, n. 2 (2024), DT10, p. 1-10
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42018)Linguística, Letras e Artes (2893)
Este item está licenciado na Creative Commons License
