As diferenças narrativas entre a série The Last of Us (2023) e o jogo The Last of Us (2013)
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Félix, Welington Guterres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T06:56:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/288583 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as diferenças narrativas entre o jogo The Last of Us (2013) e sua adaptação televisiva (2023), com foco no impacto das mudanças na construção de personagens, especialmente Bill e Frank. O estudo utiliza conceitos como narrativa transmídia (Jenkins, 2008), narrativa seriada (Jost, 2009) e convergência de mídias (Lévy, 1999), explorando como a série expande o universo do jogo, aprofundando tramas secundárias e abordando representatividade LGBTQIAPN+. O episódio “Long, Long Time” exemplifica como a adaptação televisiva enriquece a narrativa, equilibrando fidelidade ao material original e inovação criativa. A pesquisa destaca como as mudanças narrativas impactam a percepção do público e como as adaptações transmidiáticas oferecem novas possibilidades para explorar personagens e temas, contribuindo para a criação de experiências mais imersivas e significativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study analyzes the narrative differences between the game The Last of Us (2013) and its television adaptation (2023), focusing on the impact of changes in character construction, particularly Bill and Frank. The research employs concepts such as transmedia storytelling (Jenkins, 2008), serial narrative (Jost, 2004), and media convergence (Lévy, 1999) to explore how the series expands the game’s universe by deepening secondary plots and addressing LGBTQIAPN+ representation. The episode “Long, Long Time” serves as an example of how the television adaptation enriches the narrative by balancing fidelity to the original material with creative innovation. This study highlights how narrative changes influence audience perception and how transmedia adaptations provide new opportunities to explore characters and themes, contributing to the creation of more immersive and meaningful experiences. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transmedia storytelling | en |
dc.subject | Transmídia | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | The Last of Us | en |
dc.subject | Analise narrativa | pt_BR |
dc.subject | Adaptation | en |
dc.subject | Interactivity | en |
dc.subject | Media convergence | en |
dc.subject | LGBTQIAPN+ | en |
dc.subject | Representation | en |
dc.subject | Character development | en |
dc.title | As diferenças narrativas entre a série The Last of Us (2023) e o jogo The Last of Us (2013) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001243039 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Comunicação Social (1937)