Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorFélix, Welington Guterrespt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T06:56:56Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288583pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as diferenças narrativas entre o jogo The Last of Us (2013) e sua adaptação televisiva (2023), com foco no impacto das mudanças na construção de personagens, especialmente Bill e Frank. O estudo utiliza conceitos como narrativa transmídia (Jenkins, 2008), narrativa seriada (Jost, 2009) e convergência de mídias (Lévy, 1999), explorando como a série expande o universo do jogo, aprofundando tramas secundárias e abordando representatividade LGBTQIAPN+. O episódio “Long, Long Time” exemplifica como a adaptação televisiva enriquece a narrativa, equilibrando fidelidade ao material original e inovação criativa. A pesquisa destaca como as mudanças narrativas impactam a percepção do público e como as adaptações transmidiáticas oferecem novas possibilidades para explorar personagens e temas, contribuindo para a criação de experiências mais imersivas e significativas.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the narrative differences between the game The Last of Us (2013) and its television adaptation (2023), focusing on the impact of changes in character construction, particularly Bill and Frank. The research employs concepts such as transmedia storytelling (Jenkins, 2008), serial narrative (Jost, 2004), and media convergence (Lévy, 1999) to explore how the series expands the game’s universe by deepening secondary plots and addressing LGBTQIAPN+ representation. The episode “Long, Long Time” serves as an example of how the television adaptation enriches the narrative by balancing fidelity to the original material with creative innovation. This study highlights how narrative changes influence audience perception and how transmedia adaptations provide new opportunities to explore characters and themes, contributing to the creation of more immersive and meaningful experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransmedia storytellingen
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectThe Last of Usen
dc.subjectAnalise narrativapt_BR
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectInteractivityen
dc.subjectMedia convergenceen
dc.subjectLGBTQIAPN+en
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectCharacter developmenten
dc.titleAs diferenças narrativas entre a série The Last of Us (2023) e o jogo The Last of Us (2013)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243039pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples