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dc.contributor.advisorTrein, Sérgio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maísa Diuly Barreto dapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T06:56:16Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288562pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia do curso de Bacharel em Publicidade e Propaganda é vinculada ao Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Propõe uma análise de conteúdo discursivo das postagens da cantora Triz no Instagram, com o intuito de compreender como se articulam suas transformações estéticas e discursivas. A partir de uma perspectiva crítica, o estudo investiga como a artista utiliza os recursos visuais e textuais disponíveis na plataforma para reconfigurar sua identidade pública e como essas mudanças refletem as dinâmicas mais amplas da construção identitária no cenário musical brasileiro contemporâneo. Tal investigação se caracteriza como exploratória qualitativa através de análise bibliográfica, documental e de conteúdo, orientada por autores como Gil (2007) e Bardin (2016). Orienta-se por conceitos e teóricos como ethos (Maingueneau; 2008), identidade e gênero (Scott, 1995; Butler, 2003) e redes sociais e identidade digital (Foucault; 2001). A abordagem considera tanto os elementos visuais, englobando imagens e vídeos, quanto os verbais, aqui consideradas as legendas e interações com seguidores, que permitem uma compreensão mais ampla de como a cantora constroi sua identidade no ambiente digital. Em linhas gerais, ao analisar o ethos prévio da artista à luz dos conceitos elencados, observa-se que sua identidade discursiva está em constante transformação e reinvenção. A mudança estética e musical de Triz, ao migrar do rap para o funk, reflete não apenas uma adaptação às exigências do mercado, mas também uma reinterpretação de sua identidade. Suas escolhas estilísticas e suas interações com o público demonstram uma negociação contínua entre seu ethos de resistência, associado ao rap, e o novo ethos mais fortemente associado à sensualidade e ao empoderamento no funk.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph for the Bachelor's degree in Advertising and Propaganda is linked to the Department of Communication of the School of Library Science and Communication of the Federal University of Rio Grande do Sul. It proposes a discourse analysis of the content from the singer Triz's Instagram, with the aim of understanding how her aesthetic and discursive transformations are articulated. From a critical perspective, the study investigates how the artist uses the visual and textual resources available on the platform to adjust her public image, and how these changes reflect the broader dynamics of identity construction in the contemporary Brazilian music scene. This investigation is characterized as qualitative exploratory through bibliographic, documentary and content analysis, guided by authors such as Gil (2007) and Bardin (2016). It is supported by concepts and theorists such as ethos (Maingueneau; 2008), identity and gender (Scott, 1995; Butler, 2003) and social networks and digital identity (Foucault; 2001). The approach considers both visual elements – including images and videos – and verbal elements – here considered captions and interactions with followers – which allow a broader understanding of how the singer constructs her identity in the digital environment. In general terms, when analyzing the artist's previous ethos in light of the concepts listed, it is observed that her discursive identity is in constant transformation and reinvention. Triz's aesthetic and musical change, when migrating from rap to funk, reflects not only an adaptation to market demands, but also a reinterpretation of her identity. Her stylistic choices and her interactions with the public demonstrate a continuous negotiation between her ethos of resistance, associated with rap, and the new ethos more strongly associated with sensuality and empowerment in funk.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFunken
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectEthosen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectIdentiten
dc.titleNo baile ela se arruma : a busca pela construção do ethos da cantora TRIZ no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242997pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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