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dc.contributor.advisorBarth, Daiani Ludmilapt_BR
dc.contributor.authorSydow, Isabela Balconipt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T06:55:54Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288552pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda os modos de consumo de publicitários jovens gaúchos, com o objetivo de entender se estes são afetados pela formação e atuação profissional dos seus realizadores. Os objetivos secundários deste estudo são a) contextualizar e examinar o processo de formação de comportamentos de consumo de publicitários e b) avaliar se os comportamentos de consumo de publicitários são influenciados pelo seu habitus profissional. A discussão teórica é respaldada pelos conceitos de consumo, apoiado por Lipovetsky (1989), Canclini (1995), Bauman (2008) e Rocha (2010); campo, e as relações do campo publicitário, e habitus, apoiados em Bourdieu (1983, 1992), Setton (2002), Constantino (2004), Wottrich (2019), Petterman (2017), Oliveira (2019), dentre outros. As estratégias metodológicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, posteriormente, as entrevistas, realizadas com 4 respondentes, homens, gaúchos, formados em Publicidade e Propaganda e, por fim, a análise qualitativa do material coletado. Como resultado final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que a formação e a atuação profissional dos trabalhadores de publicidade incide sob seu consumo, como norteador de práticas e critérios, assim como mediador das suas atividades cotidianas, dentro e fora do ambiente de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the consumption patterns of young advertising professionals from Rio Grande do Sul, aiming to understand whether these patterns are influenced by their professional training and practice. The secondary objectives of this study are: a) to contextualize and examine the process of forming consumption behaviors among advertising professionals and b) to assess whether their consumption behaviors are shaped by their professional habitus. The theoretical discussion is supported by concepts of consumption, drawing on Lipovetsky (1989), Canclini (1995), Bauman (2008), and Rocha (2010); the field and its dynamics within the advertising sector; and habitus, based on Bourdieu (1983, 1992), Setton (2002), Constantino (2004), Wottrich (2019), Petterman (2017), Oliveira (2019), among others. The methodological strategies used included bibliographic research, interviews conducted with four male respondents from Rio Grande do Sul, graduates in Advertising, and finally, qualitative analysis of the collected material. The study concludes that the training and professional practice of advertising workers significantly influence their consumption patterns, serving as a guide for their practices and criteria, as well as a mediator of their everyday actions, both within and outside the workplace.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPublicitáriopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectFielden
dc.subjectHabitusen
dc.titleAtravessamentos do sujeito-publicitário jovem gaúcho : o consumo de quem constrói o desejo de consumirpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242923pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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