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dc.contributor.advisorDellazzana, Ângela Lovatopt_BR
dc.contributor.authorMallmann, Ravena Sápt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T06:55:01Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288526pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as campanhas visuais produzidas pelo movimento sufragista britânico entre 1908 e 1918, destacando a relevância de suas escolhas de design na construção de uma identidade visual coesa e impactante. A pesquisa utiliza os princípios do Sistema de Identidade Visual (SIV) de Peón (2001) para identificar e interpretar os elementos gráficos das peças produzidas por organizações como a Women’s Social and Political Union (WSPU) e a National Union of Women’s Suffrage Societies (NUWSS). A metodologia baseia-se em uma análise qualitativa e temática, com foco em materiais como cartazes, banners e símbolos, explorando aspectos como uso de cores, tipografia e composição visual. Os resultados revelam como a identidade visual foi crucial para reforçar a coesão do movimento e sua capacidade de engajamento social, tornando-o uma referência estética e política. Esta pesquisa destaca a interseção entre design, comunicação visual e movimentos sociais, ampliando a compreensão sobre o papel do design na construção de narrativas de resistência e transformação social.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the visual campaigns produced by the British suffrage movement between 1908 and 1918, highlighting the relevance of their design choices in building a cohesive and impactful visual identity. The research uses the principles of Peón’s Visual Identity System (VIS) (2001) to identify and interpret the graphic elements of the pieces produced by organizations such as the Women’s Social and Political Union (WSPU) and the National Union of Women’s Suffrage Societies (NUWSS). The methodology is based on a qualitative and thematic analysis, focusing on materials such as posters, banners and symbols, exploring aspects such as the use of colors, typography and visual composition. The results reveal how the visual identity was crucial in reinforcing the movement's cohesion and its capacity for social engagement, making it an aesthetic and political reference. This research highlights the intersection between design, visual communication and social movements, broadening the understanding of the role of design in building narratives of resistance and social transformation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual identityen
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSuffragetteen
dc.subjectAdvertising arten
dc.titleIdentidade visual do sufrágio : uma análise visual do movimento sufragista inglêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243021pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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