Biblioteconomia crítica : investigação acerca da sua inserção no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Diversas designações têm sido propostas para denominar abordagens críticas dentro da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Apesar das variações terminológicas e das diferentes correntes teóricas existentes, todas elas convergem para a construção de um espaço de reflexão e ação crítica, que questiona as estruturas de poder hegemônicas que atuam sob o regime de informação vigente, possibilitando uma reorientação das abordagens, das interpretações sobre o processo de constituição do campo, b ...
Diversas designações têm sido propostas para denominar abordagens críticas dentro da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Apesar das variações terminológicas e das diferentes correntes teóricas existentes, todas elas convergem para a construção de um espaço de reflexão e ação crítica, que questiona as estruturas de poder hegemônicas que atuam sob o regime de informação vigente, possibilitando uma reorientação das abordagens, das interpretações sobre o processo de constituição do campo, bem como do ensino e prática profissional. Esta pesquisa aborda tal perspectiva a partir da terminologia “Biblioteconomia Crítica”, fazendo um resgate de seu desenvolvimento para fundamentar a investigação acerca da inserção da temática dentro do currículo do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, de natureza básica e exploratória, utiliza métodos quanti-qualitativos, combinando a análise documental curricular com a aplicação de um questionário voltado aos discentes do curso. Os resultados demonstram a baixa inserção da Biblioteconomia Crítica dentro do currículo de Biblioteconomia da UFRGS, corroborada pelo desconhecimento da temática pela maioria dos alunos respondentes. Entre os poucos que indicaram conhecê-la, o contato com o tema ocorreu exclusivamente por meio de pesquisas individuais. Diante disso, enfatiza-se a necessidade de atualização curricular, tendo em vista a importância das reflexões trazidas pela Biblioteconomia Crítica, especialmente o resgate do conceito de práxis revolucionária e o apoio do materialismo histórico dialético para repensar o fazer bibliotecário desde a formação, visando elevar a consciência crítica da categoria com vistas à emancipação social. ...
Resumen
Se han propuesto diversas designaciones para denominar enfoques críticos en el ámbito de la Bibliotecología y la Ciencia de la Información. A pesar de las variaciones terminológicas y las diferentes corrientes teóricas existentes, todas convergen en la construcción de un espacio de reflexión y acción crítica que cuestiona las estructuras de poder hegemónicas que operan bajo el régimen informativo vigente. Esto permite una reorientación de los enfoques, de las interpretaciones sobre el proceso d ...
Se han propuesto diversas designaciones para denominar enfoques críticos en el ámbito de la Bibliotecología y la Ciencia de la Información. A pesar de las variaciones terminológicas y las diferentes corrientes teóricas existentes, todas convergen en la construcción de un espacio de reflexión y acción crítica que cuestiona las estructuras de poder hegemónicas que operan bajo el régimen informativo vigente. Esto permite una reorientación de los enfoques, de las interpretaciones sobre el proceso de constitución del campo, así como de la enseñanza y la práctica profesional. Este trabajo aborda dicha perspectiva a través del término “Bibliotecología Crítica”, realizando un rescate de su desarrollo para fundamentar la investigación sobre la incorporación de esta temática en el plan de estudios de la carrera de Bibliotecología de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). La investigación, de naturaleza básica y exploratoria, utiliza métodos cuantitativos y cualitativos, combinando el análisis documental del currículo con la aplicación de un cuestionario dirigido a los estudiantes del curso. Los resultados evidencian la escasa presencia de la Bibliotecología Crítica en el currículo del curso de Bibliotecología de la UFRGS, lo que se ve corroborado por el desconocimiento del tema por parte de la mayoría de los estudiantes encuestados. Entre los pocos que indicaron conocerla, el contacto con el tema se produjo exclusivamente a través de investigaciones individuales. Ante este escenario, se resalta la necesidad de una actualización curricular, considerando la importancia de las reflexiones aportadas por la Bibliotecología Crítica, especialmente el rescate del concepto de praxis revolucionaria y el apoyo del materialismo histórico-dialéctico para repensar el quehacer bibliotecario desde la formación, con el objetivo de elevar la conciencia crítica de la profesión con miras a la emancipación social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (832)
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