Análise da literatura sobre as religiões de matriz africana presente no sistema de bibliotecas da Ufrgs
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo visa investigar a representação e o tratamento das obras que abordam as religiões afro-brasileiras no acervo do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, por meio de uma revisão de literatura e do levantamento das publicações existentes sobre o assunto. A pesquisa pretende entender como religiões como Candomblé, Umbanda e outras retratadas no ambiente acadêmico, além de refletir sobre possíveis lacunas e distorções nos materiais de pesquisa. O foco ...
Este estudo visa investigar a representação e o tratamento das obras que abordam as religiões afro-brasileiras no acervo do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, por meio de uma revisão de literatura e do levantamento das publicações existentes sobre o assunto. A pesquisa pretende entender como religiões como Candomblé, Umbanda e outras retratadas no ambiente acadêmico, além de refletir sobre possíveis lacunas e distorções nos materiais de pesquisa. O foco da análise são as bibliotecas universitárias, fundamentais para o acesso à informação científica e cultural, avaliando se suas coleções representam de maneira adequada a diversidade religiosa e cultural das tradições africanas no Brasil. A revisão da literatura contempla livros sobre o tema, identificando a representatividade, a qualidade do conteúdo e os estigmas ou preconceitos que possam estar presentes nas publicações. Este estudo aborda a relevância de um tratamento mais inclusivo e respeitoso em relação às religiões de matriz africana no contexto acadêmico, contribuindo para o processo de descolonização do saber. A expectativa é que a pesquisa apresente um cenário sobre as possibilidades de fortalecimento do ensino das religiões afro-brasileiras nas instituições de ensino superior, além de sugerir direções para uma abordagem mais equitativa e correta dessas tradições nas bibliotecas universitárias. ...
Abstract
This study aims to investigate the representation and treatment of works that address Afro-Brazilian religions in the collection of the library system of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, through a literature review and a survey of existing publications on the subject. The research aims to understand how religions such as Candomblé, Umbanda and others are portrayed in the academic environment, in addition to reflecting on possible gaps and distortions in the research material ...
This study aims to investigate the representation and treatment of works that address Afro-Brazilian religions in the collection of the library system of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, through a literature review and a survey of existing publications on the subject. The research aims to understand how religions such as Candomblé, Umbanda and others are portrayed in the academic environment, in addition to reflecting on possible gaps and distortions in the research materials. The focus of the analysis is university libraries, fundamental for access to scientific and cultural information, evaluating whether their collections adequately represent the religious and cultural diversity of African traditions in Brazil. The literature review includes books on the topic, identifying representativeness, quality of content and stigmas or prejudices that may be present in publications. This study addresses the relevance of a more inclusive and respectful treatment of African-based religions in the academic context, contributing to the process of decolonization of knowledge. The expectation is that the research will present a scenario on the possibilities of strengthening the teaching of Afro-Brazilian religions in higher education institutions, in addition to suggesting directions for a more equitable and correct approach to these traditions in university libraries. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (832)
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