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dc.contributor.advisorOliveira, Felipe Moura dept_BR
dc.contributor.authorBraga, Maria Eduarda Portopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T06:19:53Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288469pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se propõe a identificar de que maneira a mídia tradicional gaúcha, aqui representada pelos jornais Zero Hora e Correio do Povo, aborda as problemáticas da produção e do consumo da carne – sendo esta uma agente nociva à saúde humana, ao meio ambiente e ao bem-estar animal. Para tanto, buscou-se mapear os produtos jornalísticos que contenham o termo “carne” durante três meses, no período pré e pós-Expointer e Acampamento Farroupilha, dois dos maiores eventos tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Assim, ao usufruir da metodologia de Análise de Cobertura Jornalística, que considera as marcas da apuração, as marcas da composição do produto e os aspectos da caracterização contextual da produção midiática, foram estabelecidas 15 recomendações para a execução de um jornalismo ambientalmente mais apropriado. Pertinência esta identificada como faltosa quando estabelece-se o jornalismo como uma forma de produção de conhecimento: ao analisar as vinte publicações coletadas pela luz das 15 diretrizes propostas, ambos os veículos reforçam o status quo ao deixar de educar, informar e interpretar a realidade para a audiência que lhes consome. Do total de recomendações, oito delas não foram identificadas em nenhum dos produtos deste corpus, duas foram positivamente desempenhadas em todas as reportagens a elas pertinentes e outras cinco alcançaram percentuais entre 6% e 50%. Ao considerar estes resultados, põe-se em evidência a indispensabilidade de desafiar as relações econômicas, culturais e sociais intrínsecas entre o agronegócio e a mídia gaúcha.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify how traditional media in Rio Grande do Sul, represented by the newspapers Zero Hora and Correio do Povo, address issues related to meat production and consumption, which negatively impact human health, the environment, and animal welfare. To this end, journalistic content featuring the term "meat" was mapped over three months, encompassing the periods before and after Expointer and Acampamento Farroupilha, two of the state's largest traditionalist events. Utilizing the Coverage Analysis methodology, which examines reporting marks, product composition, and contextual aspects of media production, 15 recommendations were proposed for more environmentally appropriate journalism. The analysis highlights deficiencies when journalism is understood as a form of knowledge production: examining 20 publications under these guidelines revealed that both media companies reinforce the status quo, failing to educate, inform, and interpret reality for their audiences. Out of the 15 recommendations proposed, eight were absent from all analyzed materials, two were fully implemented in relevant reports, and five achieved adherence rates between 6% and 50%. These findings underscore the necessity of challenging the economic, cultural, and social ties between agribusiness and the media in Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo ambientalpt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectZero Horaen
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.subjectCorreio do Povoen
dc.subjectMeaten
dc.subjectLivestocken
dc.subjectSpeciesismen
dc.titleIndústria da carne : a cobertura dos jornais Correio do Povo e Zero Hora, da produção ao consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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