Farol do Saber e Inovação : um estudo sobre a inserção da inovação e tecnologias sociais em bibliotecas
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As Inovações e Tecnologias Sociais vêm ganhando espaço, foco e força em todas esferas sociais durante as últimas décadas, bem como nas áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, espaços em que novas demandas são apresentadas cotidianamente por seus usuários. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a Inovação e as Tecnologias Sociais foram inseridas em bibliotecas comunitárias, neste caso, especificamente no Projeto Farol do Saber e Inovação, situado na C ...
As Inovações e Tecnologias Sociais vêm ganhando espaço, foco e força em todas esferas sociais durante as últimas décadas, bem como nas áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, espaços em que novas demandas são apresentadas cotidianamente por seus usuários. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a Inovação e as Tecnologias Sociais foram inseridas em bibliotecas comunitárias, neste caso, especificamente no Projeto Farol do Saber e Inovação, situado na Cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. Ademais, o trabalho tem como objetivos específicos: identificar as características dos Faróis do Saber e Inovação; analisar a implantação da Inovação e das Tecnologias Sociais; identificar a percepção dos professores e bibliotecários sobre a inserção da Inovação e tecnologias sociais no âmbito do projeto e elaborar um panorama da atuação dos Faróis em relação à Inovação e Tecnologias Sociais. Quanto à metodologia, ela foi apresentada em uma abordagem mista, relacionando dados quantitativos e qualitativos através de documentos disponibilizados online nos mais variados acervos digitais. Por fim, o trabalho busca compreender de que modo o projeto Farol do Saber e Inovação pode ser um modelo a ser seguido por outras bibliotecas comunitárias que propõem-se a inserir as tecnologias sociais e cultura maker em seus espaços de informação e formação. ...
Abstract
Innovations and Social Technologies have been gaining space, focus and strength in all social spheres during the last decades, as well as in the areas of Library Science and Information Science, spaces in which new demands are presented daily by their users. Therefore, the present study aims to understand how Innovation and Social Technologies were inserted in community libraries, in this case, specifically in the ‘Farol do Saber e Inovação’ Project located in the City of Curitiba in the State ...
Innovations and Social Technologies have been gaining space, focus and strength in all social spheres during the last decades, as well as in the areas of Library Science and Information Science, spaces in which new demands are presented daily by their users. Therefore, the present study aims to understand how Innovation and Social Technologies were inserted in community libraries, in this case, specifically in the ‘Farol do Saber e Inovação’ Project located in the City of Curitiba in the State of Paraná. Furthermore, the work has specific objectives: identifying the characteristics of the beacons of Knowledge and Innovation; analyze the implementation of Innovation and Social Technologies; identify the perception of teachers and librarians about the insertion of innovation and social technologies within the scope of the project and prepare an overview of the Faróis' actions in relation to Innovation and Social Technologies. As for the methodology, it was presented in a mixed approach, relating quantitative and qualitative data through documents available online in the most varied digital collections. Finally, the work seeks to understand how the ‘Farol do Saber e Inovação’ project can be a model to be followed by other community libraries that propose to insert social technologies and maker culture into their information and training spaces. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (832)
Este item está licenciado na Creative Commons License
