Diálogos e silenciamentos : o material educativo e o projeto curatorial da 13ª Bienal do Mercosul
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa pretende analisar como o jogo Diálogos, produzido pela equipe educativa da 13ª Bienal do Mercosul, conversa com o projeto curatorial da edição. A mostra ocorreu entre setembro e novembro de 2022, sob a temática Trauma, sonho e fuga, com curadoria geral de Marcello Dantas. Nesse contexto, são apresentadas discussões que envolvem a mediação e os materiais pedagógicos nas exposições de arte, evidenciando a importância desses artifícios para a compreensão dos públicos. A apresen ...
A presente pesquisa pretende analisar como o jogo Diálogos, produzido pela equipe educativa da 13ª Bienal do Mercosul, conversa com o projeto curatorial da edição. A mostra ocorreu entre setembro e novembro de 2022, sob a temática Trauma, sonho e fuga, com curadoria geral de Marcello Dantas. Nesse contexto, são apresentadas discussões que envolvem a mediação e os materiais pedagógicos nas exposições de arte, evidenciando a importância desses artifícios para a compreensão dos públicos. A apresentação dos materiais pedagógicos das edições da Bienal do Mercosul permitiu identificar uma distinção em relação ao jogo de cartas Diálogos. Este, composto por textos e proposições sobre a temática geral da 13ª edição, se diferencia por não ter relações diretas com obras ou artistas específicos da mostra. Esta pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, adotou um estudo de caso, utilizando levantamento e análise bibliográfica e documental, além das entrevistas semi-estruturadas com os criadores do Diálogos, Germana Konrath e Bruno Salvaterra. O roteiro de entrevistas inclui perguntas sobre os usos e processos de construção do jogo, suas possíveis comparações com outros instrumentos educativos, além de aspectos quanto ao problema da pesquisa. A elucidação do processo de construção das cartas e seu diálogo com a curadoria revelou que a temática curatorial abrangente refletiu-se no jogo Diálogos, evidenciando essa característica. A partir das análises presentes nesta pesquisa, constata-se a necessidade de uma maior integração entre a curadoria e o setor educativo desde o princípio do projeto expositivo, de modo a promover uma articulação eficaz no compartilhamento de conhecimentos. ...
Abstract
This research aims to analyze how the game Diálogos, produced by the educational team of the 13th Mercosur Biennial, talks to the curatorial project of the edition. The exhibition took place between September and November 2022, under the general theme Trauma, sonho e fuga, curated by Marcello Dantas. In this context, discussions involving mediation and pedagogical materials in art exhibitions were presented, highlighting the importance of these devices for the public understanding. The presenta ...
This research aims to analyze how the game Diálogos, produced by the educational team of the 13th Mercosur Biennial, talks to the curatorial project of the edition. The exhibition took place between September and November 2022, under the general theme Trauma, sonho e fuga, curated by Marcello Dantas. In this context, discussions involving mediation and pedagogical materials in art exhibitions were presented, highlighting the importance of these devices for the public understanding. The presentation of pedagogical materials from previous editions of the Mercosur Biennial allowed for the identification of a distinction in relation to the Diálogos card game. This game, composed of texts and propositions on the general theme of the 13th edition, differs by not having direct relations with specific works or artists of the exhibition. This qualitative and exploratory research adopted a case study, using bibliographic and documentary research and analysis, in addition to semi-structured interviews with the creators of Diálogos, Germana Konrath and Bruno Salvaterra. The interview script includes questions that reflect on the uses and construction processes of the game, its possible comparisons with other educational instruments, in addition to instigating the research problem. The elucidation of the cards construction process and their dialogue with the curatorship revealed that the broad curatorial theme was reflected in the Diálogos game, evidencing this characteristic. Based on the analyses presented in this research, the need for closer integration between curatorship and the educational sector from the outset of the exhibition project is evident, aiming to foster effective articulation in the sharing of knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (164)
Este item está licenciado na Creative Commons License
