Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.contributor.authorMarczak, Fernanda Damasceno Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T06:35:33Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288336pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado propõe uma análise acerca dos elementos vestíveis presentes nas instalações O que restou da passagem do anjo (1993) e Le revers du rêveur (1998) da artista contemporânea rio-grandense Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938). Primeiramente, a pesquisa apresenta uma análise da poética de Chaves Barcellos para, a partir da ideia de narração de Walter Benjamin (2011), compreender as vestes das instalações como vestígios de narrativas no espaço expositivo, possibilitando uma aproximação entre o artista contemporâneo e o de narrador benjaminiano. Em segundo lugar, são estabelecidos paralelos conceituais entre Benjamin e Georges Didi-Huberman (2016) para fazer relações entre corpo, veste e passagem do tempo, aproximando as obras de Chaves Barcellos com o conceito de “a queda da Ninfa”, de Didi-Huberman. A partir de então, percebe-se esses vestígios vestíveis como caracterizantes do trabalho da artista: substituem os corpos, pois sobrevivem do tempo, e narram trajetórias contemporâneas com sua materialidade.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis proposes an analysis of the wearable elements in the installations O que restou da passagem do anjo (1993) and Le revers du rêveur (1998) by the contemporary artist from Rio Grande do Sul, Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938). Firstly, the research presents an analysis of Chaves Barcellos's poetics in order to understand the garments present in the installations as traces of narratives in the exhibition space, based on Walter Benjamin's idea of narration (2011). This allows an approximation between the concepts of contemporary artist and the Benjaminian narrator. Secondly, conceptual parallels are drawn between Benjamin and Georges Didi-Huberman (2016) to establish connections between body, garment, and the passage of time, linking Chaves Barcellos's works to the idea "the fall of the Nymph", by Didi-Huberman. From this perspective, these wearable traces are perceived as defining characteristics of the artist's work: they substitute bodies, as they survive the passage of time, and narrate contemporary trajectories through their materiality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarcellos, Vera Chaves, 1938-pt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectTracesen
dc.subjectVestígiospt_BR
dc.subjectInstallationsen
dc.subjectInstalação (Arte)pt_BR
dc.titleO que restou da passagem do corpo : vestígios vestíveis em instalações de Vera Chaves Barcellospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242553pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem