Transformações na pele da cidade : a intervenção urbana, o graffiti e a pixação como performance estética, questão de beleza e de desordem nas cidades de Osório e Tramandaí - RS
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca compreender o processo conflituoso envolto na arte subversiva da ‘pixação’ e do graffiti nas cidades de Tramandaí e Osório no RS. A arte de rua vem se consolidando como um fenômeno protagonizado pela juventude na relação com o mais amplo processo de urbanização e metropolização do espaço no Litoral Norte. Portanto, este projeto visa investigar as transformações na paisagem urbana e a consolidação das diferentes espacialidades envoltas na prática da arte de rua. Destacando a ...
Este trabalho busca compreender o processo conflituoso envolto na arte subversiva da ‘pixação’ e do graffiti nas cidades de Tramandaí e Osório no RS. A arte de rua vem se consolidando como um fenômeno protagonizado pela juventude na relação com o mais amplo processo de urbanização e metropolização do espaço no Litoral Norte. Portanto, este projeto visa investigar as transformações na paisagem urbana e a consolidação das diferentes espacialidades envoltas na prática da arte de rua. Destacando a expressão artística como fundamental para pensar o direito à cidade, este trabalho fundamenta-se nas ferramentas técnicas e teóricas da Geografia e Antropologia para responder quais direitos sociais o Estado perece, omite e manipula ao apagar as ‘pixações’ e graffitis do espaço urbano, além de investigar a dimensão simbólica de poder envolto nas caligrafias pichadas que configuram seus legítimos territórios, suas denúncias e discursos. A paisagem urbana torna-se cada vez mais uma ferramenta de manutenção e reconfiguração do território. Grupos de pichadores e artistas de graffiti usam essa paisagem para contestar e afirmar seu pertencimento e poder. Suas intervenções transformam o espaço público em uma arena de disputa simbólica e de resistência. A marca deixada por essas práticas subverte as narrativas dominantes e reapropria áreas marginalizadas. Desta forma o estudo problematiza quais processos de transformações urbanas podem ser acompanhados por meio da interpretação das paisagens que tem a arte urbana como parte de sua composição estética, espacial, narrativa e visual. Neste trabalho, apresenta-se a cidade e a urbanização do espaço, destacando a experiência do autor como sujeito que interage com a cena da pichação. Discute-se as inscrições urbanas, como pichação e graffiti, e sua relação com questões de gênero, homoafetividade e os desafios da vida urbana. Em seguida, analiso murais em Osório e Tramandaí, explorando afetos e conflitos territoriais. Por fim, analiso a conexão entre paisagem e sujeitos, abordando o acesso aos serviços públicos, o direito à cidade e disputas de existência, com ênfase em questões raciais, mobilidade e a busca por uma cidade livre. Apresenta-se resultados a partir da pesquisa participante e do estudo etnográfico do fenômeno de grafismo urbano, analisando o processo de urbanização mais recente no Litoral Norte gaúcho como tela em branco para o efervescente processo de desenvolvimento da Arte de Rua nas cidades da área de estudo, evidenciando as utopias e os fracassos do construir social e cultural dos centros urbanos litorâneos. ...
Abstract
This work seeks to understand the conflicting process involved in the subversive art of ‘pixação’ and graffiti in the cities of Tramandaí and Osório in RS. Street art has been consolidating itself as a highlight led by young people in relation to the broader process of urbanization and metropolization of space in the North Coast. Therefore, this project aims to investigate the transformations in the urban landscape and the consolidation of the different spatialities involved in the practice of ...
This work seeks to understand the conflicting process involved in the subversive art of ‘pixação’ and graffiti in the cities of Tramandaí and Osório in RS. Street art has been consolidating itself as a highlight led by young people in relation to the broader process of urbanization and metropolization of space in the North Coast. Therefore, this project aims to investigate the transformations in the urban landscape and the consolidation of the different spatialities involved in the practice of street art. Highlighting artistic expression as fundamental to thinking about the right to the city, this work is based on the technical and theoretical tools of Geography and Anthropology to answer which social rights the State perishes, omits and manipulates when erasing ‘pixação’ and graffiti from urban space, in addition to investigating the symbolic dimension of power involved in the graffiti calligraphy that configures its legitimate territories, its demands and discourses. The urban landscape increasingly becomes a tool for maintaining and reconfiguring the territory. Groups of taggers and graffiti artists use this landscape to contest and assert their belonging and power. Their disciplines transform public space into an arena of symbolic dispute and resistance. The mark left by these practices subverts dominant narratives and reappropriates marginalized areas. In this way, the study problematizes which processes of urban transformation can be followed through the interpretation of landscapes that have urban art as part of their aesthetic, spatial, narrative and visual composition. This paper presents the city and the urbanization of space, highlighting the author's experience as a subject who interacts with the graffiti scene. It discusses urban inscriptions, such as graffiti and tagging, and their relationship with issues of gender, homosexuality, and the challenges of urban life. Next, I analyze murals in Osório and Tramandaí, exploring affections and territorial conflicts. Finally, I analyze the connection between landscape and subjects, addressing access to public services, the right to the city, and struggles for existence, with an emphasis on racial issues, mobility, and the search for a free city. The results are presented from participatory research and an ethnographic study of the phenomenon of urban graffiti, analyzing the most recent urbanization process in the northern coast of Rio Grande do Sul as a blank canvas for the effervescent process of development of Street Art in the cities of the study area, highlighting the utopias and failures of the social and cultural construction of coastal urban centers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Geografia – Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (482)
Este item está licenciado na Creative Commons License
