Avaliação do perfil do aluno de graduação em odontologia na capacidade do acerto de cor de dentes e resinas compostas
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Assessment of the profile of undergraduate dentistry students in terms of their ability to match the color of teeth and composite resins
Assunto
Resumo
A correta seleção da resina composta para restaurações odontológicas é crucial para se obter resultados estéticos e funcionais satisfatórios. No entanto, a habi- lidade do cirurgião-dentista em selecionar a cor apropriada dos dentes e das resinas compostas continua sendo um desafio. A compreensão dos elementos da cor (matiz, croma e valor) é essencial para realizar escolhas precisas na busca por harmonia cromática em restaurações. O presente estudo teve como objetivo avaliar aspectos relacionad ...
A correta seleção da resina composta para restaurações odontológicas é crucial para se obter resultados estéticos e funcionais satisfatórios. No entanto, a habi- lidade do cirurgião-dentista em selecionar a cor apropriada dos dentes e das resinas compostas continua sendo um desafio. A compreensão dos elementos da cor (matiz, croma e valor) é essencial para realizar escolhas precisas na busca por harmonia cromática em restaurações. O presente estudo teve como objetivo avaliar aspectos relacionados à jornada de trabalho extra-curricular e experiência clínico-restauradora dos discentes do curso diurno e noturno matri- culados nas disciplinas de Clínica Odontológica e Clínica Infanto-Juvenil da FO- UFRGS, com foco em investigar o impacto dessas variáveis na habilidade dos discentes em reconhecer variações de precisão e da correspondência de cores de dentes e resinas compostas. O presente estudo foi dividido em quatro etapas. Na primeira etapa foi aplicado o teste de Ishihara, para identificar a condição de daltonismo, determinando a inclusão ou exclusão do discente no estudo. Na se- gunda etapa, foi aplicado um questionário virtual para a coleta de dados demo- gráficos dos participantes incluídos, contendo ainda questões de cunho acadê- mico, jornada de trabalho extra-curricular, experiência clínico-restauradora e per- guntas relacionadas à escolha de cor de dentes e resinas compostas na rotina clínico-odontológica. Na terceira etapa o aluno avaliou uma imagem fotográfica da cor dos dentes artificiais da escala Vitapan Clássica e classificou de acordo com as dimensões de matiz e croma. Na quarta e última etapa foi avaliada uma cartela contendo amostras de dentes de resina composta com variadas cores, para avaliar a taxa de correspondência dos discentes e número de acertos. Os dados coletados neste estudo foram analisados de forma descritiva. A associa- ção entre as variáveis categóricas testadas no estudo foi analisada com teste do qui quadrado ou com o teste Exato de Fischer, e testes de correlação foram utilizados para correlacionar as variáveis contínuas do estudo. O nível de signi- ficância foi de α=5% para todas as análises. Todas as análises foram realizadas com o programa estatístico SPSS para Windows, versão 22.0 (IBM; EUA). Os discentes do curso de Odontologia diurno e noturno da FO-UFRGS apresenta- ram a mesma capacidade de percepção e correspondência de cores de dentes e resinas compostas, sem influência direta da condição de iluminação do Hospital de Ensino Odontológico inerente aos períodos diurno e noturno, bem como ausência de influência direta da experiência curricular e carga de trabalho dos discentes. Por outro lado, algumas associações e correlações significativas foram identificadas, dependendo da cor avaliada e de aspectos gerais relaciona- dos às características e saúde ocular dos participantes. ...
Abstract
The correct selection of composite resin for dental restorations is crucial to achieve satisfactory aesthetic and functional results. However, the dentist's ability to choose the appropriate color for teeth and composite resins remains a chal- lenge. Understanding color elements (hue, chroma, and value) is essential for making precise choices in the pursuit of chromatic harmony in restorations. This study aimed to evaluate aspects related to the extracurricular work and clinical- restorative ex ...
The correct selection of composite resin for dental restorations is crucial to achieve satisfactory aesthetic and functional results. However, the dentist's ability to choose the appropriate color for teeth and composite resins remains a chal- lenge. Understanding color elements (hue, chroma, and value) is essential for making precise choices in the pursuit of chromatic harmony in restorations. This study aimed to evaluate aspects related to the extracurricular work and clinical- restorative experience of students in the day and night courses enrolled in the Clinical Dentistry and Pediatric Dentistry disciplines at FO-UFRGS. The focus is on investigating the impact of these variables on students' ability to recognize variations in precision and color matching of teeth and composite resins. The study was divided into four stages. In the first stage, the Ishihara test was admin- istered to identify color blindness, determining the inclusion or exclusion of the student in the study. In the second stage, a virtual questionnaire was used to collect demographic data from included participants, including academic aspects, extracurricular work, clinical-restorative experience, and questions related to the choice of color for teeth and composite resins in clinical dental routines. In the third stage, the student evaluated a photographic image of the color of artificial teeth from the Vitapan Classic scale and classified it according to hue and chroma dimensions. In the fourth and final stage, color-matching ability will be assessed using cards containing samples of composite resin teeth with various colors, measuring the correspondence rate and the number of correct answers from the students. The data collected in this study were analyzed descriptively. The asso- ciation between the categorical variables tested in the study was analyzed with the chi-square test or Fisher's Exact test, and correlation tests were used to cor- relate the continuous variables of the study. The significance level was set at α=5% for all analyses. All analyzes were performed using the SPSS statistical program for Windows, version 22.0 (IBM; USA). The students of the day and night Dentistry course at FO-UFRGS showed the same ability to perceive and match colors of teeth and composite resins, without direct influence of the lighting con- dition of the Dental Teaching Hospital inherent to the day and night periods, as well as lack of direct influence of students' curricular experience and workload. On the other hand, some significant associations and correlations were identified, depending on the color evaluated and general aspects related to the character- istics and ocular health of the participants. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
-
TCC Odontologia (985)
Este item está licenciado na Creative Commons License
