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dc.contributor.advisorGraeff, Ângela Gaiopt_BR
dc.contributor.advisorStrieder, Helena Lunkespt_BR
dc.contributor.advisorPasa Dutra, Vanessa Fátimapt_BR
dc.contributor.authorSchardosim, Joana Maggipt_BR
dc.date.accessioned2025-02-22T06:46:05Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287532pt_BR
dc.description.abstractO concreto permeável traz soluções para as problemáticas ambientais, reduzindo os impactos da urbanização. Em grandes centros ele permite mitigar significativos problemas gerados pela impermeabilização do solo que as vastas áreas de construção causam, além de interferir no ciclo hidrológico. O objetivo principal do presente trabalho é desenvolver um traço de concreto permeável com agregados reciclados que atenda aos parâmetros mecânicos e hidráulicos da norma brasileira específica para pavimentos permeáveis. Além disso, o traço precisa ser adaptado ao formato de produção dos pavers para pavimentos intertravados. Foram testados três traços de concreto permeável, com diferentes relações de agregado/cimento. Os traços foram ensaiados levando em consideração sua aplicação para pavers, seguindo os requisitos da norma. Visando analisar as propriedades hidráulicas e mecânicas do material, foram realizados ensaios de permeabilidade, resistência à compressão, infiltração, análise visual e porosidade. Os pavers foram produzidos na ONG Solidariedade pela Cooperativa de Transformação Socioambiental (CTSA) e os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) da UFRGS. Após a definição do traço ideal, a expectativa é que a ONG possa ter o seu procedimento de produção para comercializar as peças e rentabilizar as famílias que pertencem à cooperativa. Por fim, estas famílias receberão um manual de boas práticas, também resultado de presente estudo, para auxiliar em suas próximas concretagens. Após diversas análises laboratoriais mecânicas e hidráulicas, constatou-se que o traço que continha 70% do seu agregado graúdo e 30% do miúdo teve o melhor desempenho quando comparado com os demais, em termos de resistência aliada a porosidade e infiltração.pt_BR
dc.description.abstractPorous concrete provides solutions to environmental issues by reducing the impacts of urbanization. In large urban centers, it allows for mitigating significant problems caused by soil impermeabilization resulting from extensive construction areas, and it also influences the hydrological cycle. The main objective of this study is to develop a permeable concrete mix with recycled aggregates that meets the mechanical and hydraulic parameters of specific Brazilian standard for permeable pavements. Additionally, the mix needs to be adapted to the production format of interlocking pavers. Three permeable concrete mixes with different aggregate-to-cement ratios were tested. The mixes were evaluated for use in pavers, following the requirements of the standard. To analyze the hydraulic and mechanical properties of the material, tests for permeability, compression resistance, infiltration, visual analysis, and porosity were conducted. The pavers were produced at the Solidarity NGO by the Socio Environmental Transformation Cooperative (CTSA), and the laboratory tests were carried out at the Laboratory of Tests and Structural Models (LEME). After determining the ideal mix, the NGO will establish its production standard for selling the pieces and generating income for the cooperative members. Finally, they will receive a best practices manual, also a result of this study, to assist them in their future concreting projects. After several laboratory analyses, it was found that the mix containing 70% of its coarse aggregate and 30% of the fine aggregate performed the best compared to the others, in terms of a combination of strength, porosity, and infiltration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConcreto permeávelpt_BR
dc.subjectPermeable concreteen
dc.subjectRectcled aggregateen
dc.subjectResíduos da construção civilpt_BR
dc.subjectConcrete aggregateen
dc.subjectInterlocking paversen
dc.titleAvaliação de traço de concreto permeável com uso de resíduos de construção e demolição de concreto para aplicação em pavimento intertravado (PAVERS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199712pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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