As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção
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Data
1993Autor
Tipo
Outro título
New technologies and structural relationship between education and work
Resumo
A partir de uma crítica sobre as relações entre as novas tecnologias e a educação, o ensaio propõe uma análise estrutural e relaciona1 das conexões entre trabalho e educação. Argumentase aqui que grande parte dessas pesquisas tende a apresentar um quadro demasiadamente otimista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias no processo de trabalho, além de propor reformas educacionais baseadas num modelo liberal de oferta-demanda. Essas pesquisas são ainda criticadas por sua visão substa ...
A partir de uma crítica sobre as relações entre as novas tecnologias e a educação, o ensaio propõe uma análise estrutural e relaciona1 das conexões entre trabalho e educação. Argumentase aqui que grande parte dessas pesquisas tende a apresentar um quadro demasiadamente otimista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias no processo de trabalho, além de propor reformas educacionais baseadas num modelo liberal de oferta-demanda. Essas pesquisas são ainda criticadas por sua visão substancialista e essencialista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias. O ensaio tenta desenvolver um quadro alternativo de análise centrado nas relações estruturais entre trabalho e educação. Uma tal análise demonstraria que as novas tecnologias na realidade deixam intocada a divisão social entre trabalho mental e trabalho manua ...
Abstract
The essay develops a critique of the conceptual framework used in recent investigations on the relationship between the introduction of new technologies in the work process and education. The present essay propÒse an alternative framework focusing on the structural relationship between education and work. The argument presented here states that those investigations tend to present an overoptimistic view of the modifications brought about by the new technologies into the work process. They also ...
The essay develops a critique of the conceptual framework used in recent investigations on the relationship between the introduction of new technologies in the work process and education. The present essay propÒse an alternative framework focusing on the structural relationship between education and work. The argument presented here states that those investigations tend to present an overoptimistic view of the modifications brought about by the new technologies into the work process. They also tend to delineate educational reforms based on a liberal supplyldemand model. Those researches are also criticized for their essencialist and substantialist view of the modification brought about by the new technologies. The essay tries to develop an alternative framework of analysis, centered on the structural relation between education and work. It is argued that such an analysis would demonstrate that the new technologies do not touch the social division between mental and manual labor. ...
Contido em
Cadernos de pesquisa. São Paulo. N. 87 (nov. 1993), p. 20-30
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