Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Marisa Cristina Vorraberpt_BR
dc.date.accessioned2011-04-16T06:01:16Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28659pt_BR
dc.description.abstractO trabalho analisa aspectos centrais das transformações na pesquisa em Educação no Brasil, hoje. Considerando a prática concreta de professores e pesquisadores, são discutidos tr6s pontos. O primeiro diz respeito a concepção de ciencia que norteia as pesquisas e a forma problemãtica com que, frequentemente, são utilizados alguns constnitos te61icos que t6m embaçado as reflexóes e as praticas-pedagógicas investigativas; focaliza-se a indissociabilidade entre teoria e prática, o saber como #nBtrUçáo coletiva e o professor como pesquisador. O segundo refere- se ao papel dos paradigmas teóricos na produçáo do saber novo e a an6lise desenvolve-se com base na teoria de Kuhn sobre a ciência. O terceiro ponto trata dos desafios de uma produção de conhecimento efetivamente criativo, revolucionário, que traga contribuições a solução dos graves problemas edu. cacionais que nos afligem.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses aspects of change jn research on Education in Brazil today. Three points are discuçsed, taking into account the concrete practice of teacherç and researchers. The first concerns the concept of science which guldes research and the problems of the way in which some theoretical constructç are often used, which, in tha last few years have provided a fwndation for investigative reflectionç and pedagogical practices; !he indissmiability between theory and practice, knowledge as a collech've construction and the teacher as researcher are focused. me second point refsrç to the role of theoretical paradigms in producing new knowtedge and thc anaiysis ;s dcvelo~ed bascd on Kuhn's theory of science. The third point deais with the chatlenges of the production of etfectively creative, revolucionary knowledge which will contribute to the solution of serlous educationai problems afilicting us.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 90 (ago. 1994), p. 15-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.titlePesquisa em educação : concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimentospt_BR
dc.title.alternativeResearch in education: concept of science theoretical paradigmas and the challenge of knowledge production en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000094887pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples