Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clie ...
O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3216)
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