A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados in ...
Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados previamente e posteriormente à realização das atividades da oficina com o objetivo de analisar os resultados de sua aplicação. Verificou-se que esta estratégia de ensino, aliada ao fascínio que o assunto gerou nos alunos, despertou grande interesse e permitiu uma mudança conceitual por parte dos estudantes. ...
Abstract
The following paper composes a research about the usage of thematic workshops on chemistry teaching, as a distinguished teaching practice. The design of these workshops was based on the work proposed by Delizoicov and applied on third year high school students from the Educação de Jovens e Adultos (EJA) in a federal public school in Porto Alegre. The workshop adopted the criminalist theme as an alternative teaching practice, in order to introduce general and organic chemistry concepts. Instrume ...
The following paper composes a research about the usage of thematic workshops on chemistry teaching, as a distinguished teaching practice. The design of these workshops was based on the work proposed by Delizoicov and applied on third year high school students from the Educação de Jovens e Adultos (EJA) in a federal public school in Porto Alegre. The workshop adopted the criminalist theme as an alternative teaching practice, in order to introduce general and organic chemistry concepts. Instruments of primary data collection were used before and after the workshop activities with the objective to measuring the results of workshop application. It was found that this teaching strategy, in addition to the fascination generated by the subject among the class, aroused greater interest and allowed a conceptual change within the students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License