Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorWeber, Emiliapt_BR
dc.date.accessioned2011-04-12T06:00:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28606pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados previamente e posteriormente à realização das atividades da oficina com o objetivo de analisar os resultados de sua aplicação. Verificou-se que esta estratégia de ensino, aliada ao fascínio que o assunto gerou nos alunos, despertou grande interesse e permitiu uma mudança conceitual por parte dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe following paper composes a research about the usage of thematic workshops on chemistry teaching, as a distinguished teaching practice. The design of these workshops was based on the work proposed by Delizoicov and applied on third year high school students from the Educação de Jovens e Adultos (EJA) in a federal public school in Porto Alegre. The workshop adopted the criminalist theme as an alternative teaching practice, in order to introduce general and organic chemistry concepts. Instruments of primary data collection were used before and after the workshop activities with the objective to measuring the results of workshop application. It was found that this teaching strategy, in addition to the fascination generated by the subject among the class, aroused greater interest and allowed a conceptual change within the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectQuímica forensept_BR
dc.subjectThematic workshopsen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectForensicen
dc.titleA criminalistica como tema de contextualização no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000770902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples