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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Felipe Troispt_BR
dc.date.accessioned2011-04-09T06:02:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28562pt_BR
dc.description.abstractGarantir resistência adequada aos esforços produzidos pelo tráfego aliado à economia, conforto e segurança, são requisitos fundamentais no projeto de pavimentos. Para isso, é necessário que se identifiquem as cargas de eixo que atuarão no pavimento e se faça um estudo adequado de como essas cargas afetarão a estrutura no que diz respeito ao seu desempenho. Pode-se subdividir o desempenho em estrutural (relativo ao desgaste) e funcional (conforto e segurança). Através de modelos mecanístico-empíricos de previsão de desempenho, pode-se ter conhecimento dos danos estruturais e funcionais que a estrutura de pavimento (no caso estudado, pavimento flexível) acumulará durante o período de projeto. Estes dados de previsão de desempenho são imprescindíveis para o projeto, permitindo prever o tempo até serem necessárias possíveis manutenções ou reabilitações e, até mesmo, achar alguma alternativa para prolongar esse tempo. O presente trabalho visou aplicar espectros de carga e fatores de crescimento de tráfego variados em um trecho da rodovia BR-290 e em dois trechos da BR-101. Estes espectros foram baseados em veículos com peso de até 48,5 tf, veículos que atualmente trafegam nos trechos e uma possível tendência de substituição de veículos menores e mais leves por veículos maiores e mais pesados. Os fatores de crescimento de tráfego utilizados foram de 3%, 4% e 5%. Foi empregado o software M-E PDG no estudo, fazendo-se uma análise dos danos que serão acumulados na estrutura de pavimento devido aos espectros e aos fatores de crescimento. Os resultados dos efeitos nas estruturas de pavimento sob a aplicação dos espectros de carga foi bastante significativo. Entre os parâmetros que sofreram maiores variações em todos os trechos estão a deformação permanente e o trincamento de cima para baixo. Já os resultados dos efeitos em virtude da variação do fator de crescimento de tráfego foram pouco expressivos, podendo-se então concluir que o valor da carga aplicada pelo tráfego é mais relevante no desgaste do pavimento do que o crescimento do tráfego em si.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAvaliação do espectro de carga e do crescimento do volume de tráfego no desempenho de pavimentos flexíveis com o uso do software M-E PDG : trechos da BR-101 e BR-290pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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