J’arrive : um aplicativo android para o ensino de língua francesa
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
J’arrive : an android application for learning french
Resumo
Apesar da eficácia comprovada da repetição de palavras como uma técnica de aprendiza gem de línguas, ela pode se tornar monótona e desmotivadora para alguns estudantes. A abordagem tradicional de memorizar listas de vocabulário e frases pode levar à desistên cia do aprendizado por falta de engajamento. Além disso, esse tipo de abordagem não dá ao aluno um parecer de nível de proficiência na língua. A proposta de “j’arrive” traz um aplicativo cuja abordagem utiliza situações reais do uso da líng ...
Apesar da eficácia comprovada da repetição de palavras como uma técnica de aprendiza gem de línguas, ela pode se tornar monótona e desmotivadora para alguns estudantes. A abordagem tradicional de memorizar listas de vocabulário e frases pode levar à desistên cia do aprendizado por falta de engajamento. Além disso, esse tipo de abordagem não dá ao aluno um parecer de nível de proficiência na língua. A proposta de “j’arrive” traz um aplicativo cuja abordagem utiliza situações reais do uso da língua, com vídeos e áudios, juntamente a uma narrativa dinâmica e gamificada que se desenvolve ao longo do curso. O desenvolvimento do aplicativo enfrentou desafios técnicos, como a complexidade da emulação Android e conflitos de dependências, que foram superados com soluções ro bustas, resultando em uma base flexível e escalável, pronta para futuras expansões, como a integração com um CMS e a adoção de inteligência artificial para personalizar ainda mais o aprendizado. ...
Abstract
Despite the proven effectiveness of word repetition as a language learning technique, it can become monotonous and demotivating for some students. The traditional approach of memorizing lists of vocabulary and phrases can lead to a lack of engagement, ultimately causing learners to abandon their studies. Furthermore, this method does not provide the student with a clear assessment of their language proficiency. "j’arrive" introduces an application that uses real-life language situations, with m ...
Despite the proven effectiveness of word repetition as a language learning technique, it can become monotonous and demotivating for some students. The traditional approach of memorizing lists of vocabulary and phrases can lead to a lack of engagement, ultimately causing learners to abandon their studies. Furthermore, this method does not provide the student with a clear assessment of their language proficiency. "j’arrive" introduces an application that uses real-life language situations, with multimedia resources, combined with a dynamic, gamified narrative that unfolds throughout the course. The development of the application faced technical challenges, such as the complexity of Android emula tion and dependency conflicts, which were successfully overcome with robust solutions, resulting in a flexible and scalable foundation, ready for future expansions such as CMS integration and the adoption of artificial intelligence to further personalize the learning experience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1087)
Este item está licenciado na Creative Commons License
