Percepções sobre o ensino da contabilidade introdutória para não contadores : a perspectiva dos discentes das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul
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Data
2009Autor
Tipo
Assunto
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Administração e Economia men-cionam que esses cursos deverão contemplar o conteúdo de Contabilidade em sua grade curricular. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objeto de estudo a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) e pretende-se avaliá-la, tendo em vista as percepções dos discentes não contadores. Além dis-so, objetiva-se fazer associações entre os cursos pesquisados com seus aspectos metodológicos. Para tanto, utilizou-se a ...
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Administração e Economia men-cionam que esses cursos deverão contemplar o conteúdo de Contabilidade em sua grade curricular. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objeto de estudo a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) e pretende-se avaliá-la, tendo em vista as percepções dos discentes não contadores. Além dis-so, objetiva-se fazer associações entre os cursos pesquisados com seus aspectos metodológicos. Para tanto, utilizou-se a estratégia metodológica de levantamento ou survey por meio de questioná-rio estruturado, com questões fechadas, o qual foi aplicado aos discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração, Economia, bem como de outros cursos que ofereçam essa disciplina, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Na amostra, que representa 63,81% da população, empregou-se o teste Qui-quadrado, Análise de Correspondência Simples e Múltipla (ANACOR e HOMALS) para verificar a relação entre cate-gorias e variáveis. Os resultados sinalizam que a insatisfação com a aprendizagem e a ausência de motivação entre os discentes pode estar associada à abordagem dada pelos docentes, visto que coincidem justamente com o docente relacionado à discordância relativa à organização dada ao conteúdo. Por conseguinte, os objetivos de aprendizagem não foram alcançados e não houve com-preensão em relação aos conceitos básicos da Contabilidade. Logo, esses discentes responderam que o conteúdo da disciplina é de difícil entendimento. Todavia, os discentes de Administração e Economia percebem a relevância desse conteúdo para a sua formação, enquanto os discentes de outros cursos discordam totalmente, discordam dessa questão ou são indiferentes a ela. ...
Abstract
The National Curricular Guidelines (NCG) of Administration and Economy courses mentioned that these courses shall include the subject of accounting in their syllabus. In this context, this research has as an object of study the subject Introductory Accounting (IA), and intends to evaluate it taking into consideration the perceptions of students who are not accountants. Furthermore, it intends to make an association between the researched courses and their methodolocigal aspects. For this, the m ...
The National Curricular Guidelines (NCG) of Administration and Economy courses mentioned that these courses shall include the subject of accounting in their syllabus. In this context, this research has as an object of study the subject Introductory Accounting (IA), and intends to evaluate it taking into consideration the perceptions of students who are not accountants. Furthermore, it intends to make an association between the researched courses and their methodolocigal aspects. For this, the me-thodological strategy of gathering information through a structured questionnaire or survey, with closed questions, applied in the first semester of 2008 to the students registered in the IA discipline, of the graduate courses of Administration and Economy, as well as in other courses that offer this discipline, at the Federal Universities of Rio Grande do Sul is used. The sample, which represents 63,81% of the population employed the Qui-square test, Analysis of Multiple and Simple Correspondence (ANACOR and HOMALS), to verify the relation between categories and variables. The results indicated that the dissatisfaction with the learning and the lack of motivation among students may be associated to the approach taken by the teachers, since they coincide exactly with the student related to the disagreement regarding the organization given to the content. Therefore, the learning purposes were not attai-ned and there was no understanding in regard to the basis of accounting. Thus, these students answe-red that the content of the discipline is hard to understand. However, the students of Administration and Economy perceived the relevance of this content for their qualification, whereas the students of other courses completely disagreed, disagreed in this point or were totally indifferent to it. ...
Resumen
Las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) de los cursos de Administración y Economía mencionan que esos cursos deberán contemplar el contenido de contabilidad en su componente curricular. En ese contexto, esta pesquisa tiene como objetivo de estudio la disciplina de Contabilidad Introductiva (CI), y se pretende evaluarla teniendo en vista las percepciones de los discentes no contadores. Además de esto, se tiene como objetivo hacer asociaciones entre los cursos investigados con sus aspectos ...
Las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) de los cursos de Administración y Economía mencionan que esos cursos deberán contemplar el contenido de contabilidad en su componente curricular. En ese contexto, esta pesquisa tiene como objetivo de estudio la disciplina de Contabilidad Introductiva (CI), y se pretende evaluarla teniendo en vista las percepciones de los discentes no contadores. Además de esto, se tiene como objetivo hacer asociaciones entre los cursos investigados con sus aspectos metodológicos. Para ello, se utilizó la estrategia metodológica de levantamiento o survey por medio de cuestionario estructurado, con cuestiones cerradas, aplicado junto a los discentes matriculados, en el primer semestre de 2008, en la disciplina de CI de los cursos de graduación en Administración, Economía, así como en otros cursos que ofrezcan esa disciplina, de las Universidades Federales de Rio Grande do Sul. En la muestra, que representa 63,81% de la población, se empleó el test Qui-cuadrado, Análisis de Correspondencia Simple y Múltiple (ANACOR y HOMALS) para verificar la relación entre categorías y variables. Los resultados señalizan que la insatisfacción con el apren-dizaje y la ausencia de motivación entre los discentes pueden estar asociadas al abordaje dado por los docentes, visto que coinciden justamente con el docente relacionado a la discordancia relativa a la organización dada al contenido. Por consiguiente, los objetivos de aprendizaje no fueron alcanzados y no hubo comprensión con relación a los conceptos básicos de la contabilidad. Luego, esos discentes contestaron que el contenido de la disciplina es de difícil entendimiento. Todavía, los discentes de Administración y Economía perciben la relevancia de ese contenido para su formación, mientras los discentes de otros cursos discrepan totalmente, discrepan de esa cuestión o son indiferentes a ella. ...
Contido em
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC). Brasília, DF. Vol. 3, n. 3 (set./dez. 2009), p. 85-105
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