Decisões estratégicas em jogos : um experimento inspirado no concurso de beleza
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar e comparar, entre si, as decisões estratégicas de agentes econômicos por meio de um experimento controlado, utilizando uma adaptação do jogo "concurso de beleza". Inspirado em princípios da Teoria dos Jogos, o estudo apresenta as estratégias de um grupo de indivíduos quando confrontados com a necessidade de prever o comportamento dos demais participantes, destacando a influência de fatores como limitações cognitivas, emoções e preconceitos. Esses elementos ...
O objetivo deste trabalho é apresentar e comparar, entre si, as decisões estratégicas de agentes econômicos por meio de um experimento controlado, utilizando uma adaptação do jogo "concurso de beleza". Inspirado em princípios da Teoria dos Jogos, o estudo apresenta as estratégias de um grupo de indivíduos quando confrontados com a necessidade de prever o comportamento dos demais participantes, destacando a influência de fatores como limitações cognitivas, emoções e preconceitos. Esses elementos frequentemente conduzem os agentes a desvios em relação à melhor estratégia prevista pelos modelos econômicos tradicionais. O estudo também observa como as estratégias evoluem com base no aprendizado e na adaptação às dinâmicas do grupo. A coleta de dados serviu para entender o impacto das interações e avaliar se, e como, os jogadores convergem para um equilíbrio, considerando os diferentes níveis de compreensão e raciocínio iterativo. Assim, o trabalho busca contribuir para uma visão das decisões econômicas e comportamentais em contextos competitivos. ...
Abstract
The objective of this paper is to present and compare the strategic decisions of economic agents through a controlled experiment, using an adaptation of the "beauty contest" game. Inspired by principles of Game Theory, the study presents the strategies of a group of individuals when faced with the need to predict the behavior of other participants, highlighting the influence of factors such as cognitive limitations, emotions and prejudices. These elements often lead agents to deviate from the b ...
The objective of this paper is to present and compare the strategic decisions of economic agents through a controlled experiment, using an adaptation of the "beauty contest" game. Inspired by principles of Game Theory, the study presents the strategies of a group of individuals when faced with the need to predict the behavior of other participants, highlighting the influence of factors such as cognitive limitations, emotions and prejudices. These elements often lead agents to deviate from the best strategy predicted by traditional economic models. The study also observes how strategies evolve based on learning and adaptation to group dynamics. Data collection served to understand the impact of interactions and to assess whether and how players converge to an equilibrium, considering the different levels of understanding and iterative reasoning. Thus, the work seeks to contribute to a view of economic and behavioral decisions in competitive contexts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License
