Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCaimi, Cláudia Luizapt_BR
dc.contributor.authorTschiedel, Giovanna Bilhalvapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:56:14Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284898pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda os conceitos de coleção, curadoria e montagem, utilizados para o estudo da obra de Veronica Stigger, de dito pretensioso, Opisanie Świata, lançado em 2013. O gesto de curadoria e seleção da escritora e curadora de arte Veronica Stigger são adotados para as análises de composição da obra, que embora não coesa, conjuga-se de modo a contar uma história de fragmentos que conectam-se entre si. Para a análise do conjunto desta obra, apresenta-se os três movimentos: em primeiro, expõe-se os conceitos de coleção e de curadoria com os estudos de Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso (2020) de Michael Bhaskar; O homem sem conteúdo (1970) e Re/escrituras da arte contemporânea: história, arquivo e mídia (2015) de Priscila Arantes; em segundo, desenvolve-se o caráter de deslocamento da coleção e da curadoria tensionado na narrativa de Opisanie Świata, com o referencial Saudades do mundo: Notícias da Antropofagia (2022) de Eduardo Sterzi; por último, analisa-se a forma e a montagem através das discussões de Quando as imagens tomam posição (2017) com fundamento em Walter Benjamin sobre a montagem da arte.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses the concepts of collection, curation, and montage, used in the study of Veronica Stigger’s work, Opisanie Świata, a self-proclaimed pretentious piece published in 2013. The curatorial and selection gestures of writer and art curator Veronica Stigger are adopted for the compositional analysis of the work, which, though not cohesive, is structured in a way that tells a story through fragments that connect to one another. To analyze this body of work, three movements are presented: first, the concepts of collection and curation are introduced through the studies Curation: The Power of Selection in a World of Excess (2020) by Michael Bhaskar; The Man Without Content (1970); and Re/writings of Contemporary Art: History, Archive, and Media (2015) by Priscila Arantes. Second, the displacement of collection and curation, as challenged within the narrative of Opisanie Świata, is explored through the reference Longing for the World: News from Anthropophagy (2022) by Eduardo Sterzi. Lastly, form and montage are analyzed through the discussions in When Images Take a Stand (2017), grounded in Walter Benjamin’s theories on art montage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStigger, Veronicapt_BR
dc.subjectCollectionen
dc.subjectCuratorshipen
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectMontageen
dc.subjectNarrativa literáriapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectOpisanie Świataen
dc.titleProcessos de coleção, curadoria e montagem na construção narrativa de Opisanie Światapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem