Análise dos efeitos da fusão entre Arezzo e Grupo Soma sobre a dinâmica competitiva do setor de varejo de moda brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca analisar os efeitos da fusão entre as companhias Arezzo e Grupo Soma sobre a dinâmica competitiva do setor de varejo de moda brasileiro, a partir dos conceitos desenvolvidos por Porter (1998) e Greenwald e Kahn (2005). Para tal, foi utilizada uma metodologia de caráter exploratório, classificada como um estudo de caso, através da coleta e análise de dados referentes às companhias em estudo, projeções financeiras e operacionais e aplicação dos conceitos teóricos-quantit ...
O presente trabalho busca analisar os efeitos da fusão entre as companhias Arezzo e Grupo Soma sobre a dinâmica competitiva do setor de varejo de moda brasileiro, a partir dos conceitos desenvolvidos por Porter (1998) e Greenwald e Kahn (2005). Para tal, foi utilizada uma metodologia de caráter exploratório, classificada como um estudo de caso, através da coleta e análise de dados referentes às companhias em estudo, projeções financeiras e operacionais e aplicação dos conceitos teóricos-quantitativos advindos da bibliografia que serve de base para este trabalho. Os dados coletados e análises realizadas indicam um forte senso de rivalidade entre competidores do setor, que lutam para manter sua participação de mercado e retornos sobre o capital investido. Ao mesmo tempo, os grandes nomes do setor parecem exercer um considerável poder de barganha sobre seus fornecedores e apresentar consideráveis barreiras de entrada a novos entrantes e produtos substitutos. Ainda, os valores estimados em termos de sinergias entre as companhias em processo de fusão ultrapassam a casa dos R$ bilhões. Entretanto, uma das partes evolvidas na fusão apresenta retornos relativamente baixos, o que certamente afetará o retorno consolidado potencial da nova companhia. Dessa forma, apesar dos fortes indícios de que a Arezzo goza, individualmente, de vantagens competitivas, tais vantagens não devem ser observadas na nova companhia, cujos retornos serão afetados pela operação legada do Grupo Soma. A combinação de todos estes fatores indica que a formação de uma nova entidade, muito maior do que as suas predecessoras, não deve ser capaz de causar alterações relevantes na dinâmica competitiva observada no setor em estudo, sob o ponto de vista dos conceitos estabelecidos por Porter (1998) e Greenwald e Kahn (2005). ...
Abstract
This paper aims to analyze the effects of the merger between the companies Arezzo and Grupo Soma on the competitive dynamic of the brazilian fashion retail industry, based on the concepts developed by Porter (1998) and Greenwald and Kahn (2005). To achieve this objective, an exploratory methodology was used, classified as a case study, through the collection and analysis of data related to the companies under study, financial and operational forecasts and application of theoretical-quantitative ...
This paper aims to analyze the effects of the merger between the companies Arezzo and Grupo Soma on the competitive dynamic of the brazilian fashion retail industry, based on the concepts developed by Porter (1998) and Greenwald and Kahn (2005). To achieve this objective, an exploratory methodology was used, classified as a case study, through the collection and analysis of data related to the companies under study, financial and operational forecasts and application of theoretical-quantitative concepts from the bibliography that serves as the basis for this work. The data collected and analysis conducted indicate a strong sense of rivalry among competitors in the industry, who struggle to maintain their market share and returns on invested capital. At the same time, the biggest names in the industry seem to wield considerable bargaining power over their suppliers and present considerable barriers to entry to new entrants and substitute products. Also, the estimated values in terms of synergies between the companies in the process of merging exceed R$ billions. However, one of the merged parties presents relatively low returns, which will certainly affect the potential consolidated return of the new company. Thus, despite the strong indications that Arezzo enjoys, individually, competitive advantages, such advantages should not be observed in the new company, whose returns will be affected by the legacy operation of Grupo Soma. The combination of all these factors indicates that the formation of a new entity, much larger than its predecessors, should not be able to cause relevant changes in the competitive dynamics observed in the sector under study, from the point of view of the concepts established by Porter (1998) and Greenwald and Kahn (2005). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License
