Ecossistema digital : o elo perdido entre a estratégia e o desempenho financeiro de negócios digitais
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Digital ecosystem : the missing link between strategy and financial performance for digital businesses
Ecosistema digital : el eslabón perdido entre la estrategia y el desempeño financiero para las empresas digitales
Assunto
Resumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo responder à seguinte questão de pesquisa: Como a capacidade digital de conectividade do ecossistema digital media o impacto da estratégia no desempenho de negócio digital? Design/metodologia/abordagem: Foi aplicada uma Survey e, para análise, utilizou-se a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) com o software SmartPLS. Resultados: Os principais resultados indicam que a capacidade de resposta às demandas do mercado ...
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo responder à seguinte questão de pesquisa: Como a capacidade digital de conectividade do ecossistema digital media o impacto da estratégia no desempenho de negócio digital? Design/metodologia/abordagem: Foi aplicada uma Survey e, para análise, utilizou-se a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) com o software SmartPLS. Resultados: Os principais resultados indicam que a capacidade de resposta às demandas do mercado e consumidores é essencial para o desempenho do negócio digital devendo ser estabelecidas estratégias de aumento de portfólio de produtos e aumento na velocidade de tomada de decisões. Limitações/implicações da pesquisa: A principal limitação do estudo se deve ao fato de que as empresas pesquisadas são do ramo do varejo. Implicações práticas: Verificou-se que as empresas precisam considerar o ecossistema em sua estratégia de transformação digital, pois ele permite uma flexibilidade na conexão entre os atores do negócio, influenciando positivamente no desempenho financeiro. Implicações teóricas: A principal implicação teórica é que o estudo apresenta um modelo de pesquisa que busca mensurar o impacto das estratégias digitais no desempenho do negócio digital, mediado pela capacidade de conectividade do ecossistema. Originalidade/valor: O valor do estudo se deve ao fato da aplicação do modelo no contexto de transformação digital, explorando as capacidades digitais. ...
Abstract
Objective: This article aims to answer the following research question: How does the digital connectivity capacity of the digital ecosystem mediate the strategy’s impact on digital business performance? Design / methodology / approach: A survey was applied and for analysis, the modeling of structural equations of partial least squares (PLS-SEM) with the SmartPLS software was used. Results: The main results indicate that the ability to respond to market and consumer demands is essential for the ...
Objective: This article aims to answer the following research question: How does the digital connectivity capacity of the digital ecosystem mediate the strategy’s impact on digital business performance? Design / methodology / approach: A survey was applied and for analysis, the modeling of structural equations of partial least squares (PLS-SEM) with the SmartPLS software was used. Results: The main results indicate that the ability to respond to market and consumer demands is essential for the performance of the digital business, and strategies must be established to increase the product portfolio and increase the speed of decisionmaking. Research limitations / implications: The main limitation of the study is due to the fact that the research companies are from the retail sector. Practical implications: It was found that companies need to consider the ecosystem in their digital transformation strategy, as it allows flexibility in the connection between business actors, positively influencing financial performance. Theoretical implications: The main theoretical implication is that the study presents a research model that seeks to measure the impact of digital strategies on digital business performance, mediated by the connectivity capacity of the ecosystem. Originality / value: The value of the study is due to the fact that the model is applied in the context of digital transformation, exploring digital capabilities. ...
Resumen
Objetivo: Este artículo tiene como objetivo responder a la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo media la capacidad de conectividad digital del ecosistema digital el impacto de la estrategia en el desempeño del negocio digital? Diseño / metodología / enfoque: Se aplicó una encuesta y para el análisis se utilizó el modelado de ecuaciones estructurales de mínimos cuadrados parciales (PLS-SEM) con el software SmartPLS. Resultados: Los principales resultados indican que la capacidad de respues ...
Objetivo: Este artículo tiene como objetivo responder a la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo media la capacidad de conectividad digital del ecosistema digital el impacto de la estrategia en el desempeño del negocio digital? Diseño / metodología / enfoque: Se aplicó una encuesta y para el análisis se utilizó el modelado de ecuaciones estructurales de mínimos cuadrados parciales (PLS-SEM) con el software SmartPLS. Resultados: Los principales resultados indican que la capacidad de respuesta a las demandas del mercado y de los consumidores es fundamental para el desempeño del negocio digital, debiendo establecerse estrategias para incrementar el portafolio de productos y aumentar la velocidad en la toma de decisiones. Limitaciones / implicaciones de la investigación: La principal limitación del estudio se debe a que las empresas de investigación son del sector retail. Implicaciones prácticas: Se encontró que las empresas necesitan considerar el ecosistema en su estrategia de transformación digital, ya que permite flexibilidad en la conexión entre los actores del negocio, influyendo positivamente en el desempeño financiero. Implicaciones teóricas: La principal implicación teórica es que el estudio presenta un modelo de investigación que busca medir el impacto de las estrategias digitales en el desempeño de los negocios digitales, mediado por la capacidad de conectividad del ecosistema. Originalidad / valor: El valor del estudio se debe a que el modelo se aplica en el contexto de la transformación digital, explorando las capacidades digitales. ...
Contido em
Alcance. Itajaí. Vol. 30, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 73-90
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Sociais Aplicadas (4365)
Este item está licenciado na Creative Commons License
