Sensing and responsiveness : digital capabilities to face the challenges of the digital economy
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Sensoriamento e capacidade de resposta : capacidades digitais para enfrentar os desafios da economia digital
Assunto
Abstract
Purpose of the study: Examine the relationship between digital capabilities and the challenges of the digital economy. Methodology/approach:A systematic review of the literature was carried out in three databases. The initial search yielded 107 articles and, after excluding the duplicates, 101 articles remained. For the analysis, the NVivo® software was used, reaching the final 33 articles.Main results: We complement the concept of digital capabilities based on digital literature. Besides, this ...
Purpose of the study: Examine the relationship between digital capabilities and the challenges of the digital economy. Methodology/approach:A systematic review of the literature was carried out in three databases. The initial search yielded 107 articles and, after excluding the duplicates, 101 articles remained. For the analysis, the NVivo® software was used, reaching the final 33 articles.Main results: We complement the concept of digital capabilities based on digital literature. Besides, this research advances in identifying the key digital capabilities required to relate to the challenges of the digital economy. In practical terms, this research will be of value to executives as it demonstrates the role of digital capabilities in the digital economy context by presentinga framework with the relationship between the challenges of the Digital Economy, Digital Capabilities, and ValueCreation.Theoretical/methodological contributions: The contributions of this article include a deeper understanding of this recent digital phenomenon, presenting the challenges of the digital economy and advancing the notion of digital capabilities around Information Systems and Marketing.Relevance/originality: The digital economy continually reshapes how consumers and firms communicate and collaborate through digital technologies, creating significant changes and impacts in digital transformation. The digital economy offers many opportunities for business improvement and diversification. Thus, for a firm to be agile and adapt rapidly to technological evolution, we argue that it is necessary to develop new capabilities, known as digital capabilities, particularly sensing and responsiveness. These capabilities allow firms to develop, mobilize, and use organizational resources effectively, improve their business processes, and create value during digital transformation. A research future agenda was proposed. ...
Resumo
Objetivo do estudo: Examinar a relação entre as capacidades digitais e os desafios da economia digital. Metodologia/abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em três bases de dados. A busca inicial rendeu 107 artigos e, após a exclusão dos repetidos, ficaram 101 artigos. Para a análise utilizou-se o software NVivo® chegando nos 33 artigos finais. Principais resultados: A pesquisa complementa o conceito de capacidades digitais com base na literatura digital. Além disso, esta ...
Objetivo do estudo: Examinar a relação entre as capacidades digitais e os desafios da economia digital. Metodologia/abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em três bases de dados. A busca inicial rendeu 107 artigos e, após a exclusão dos repetidos, ficaram 101 artigos. Para a análise utilizou-se o software NVivo® chegando nos 33 artigos finais. Principais resultados: A pesquisa complementa o conceito de capacidades digitais com base na literatura digital. Além disso, esta pesquisa avança na identificação das principais capacidades digitais necessárias para se relacionar com os desafios da economia digital. Em termos práticos, esta pesquisa será valiosa para os executivos, pois demonstra o papel das capacidades digitais no contexto da economia digital, apresentando um quadro com a relação entre os desafios da Economia Digital, das Capacidades Digitais e criação de valor. Contribuições teórico-metodológicas: As contribuições deste artigo incluem uma compreensão mais profunda desse fenômeno digital recente, apresentando os desafios da economia digital e avançando a noção de capacidades digitais em torno dos Sistemas de Informação e do Marketing. Relevância/originalidade: A economia digital remodela continuamente a forma como os consumidores e as empresas comunicam e colaboram através das tecnologias digitais, criando mudanças e impactos significativos na transformação digital. A economia digital oferece muitas oportunidades de melhoria e diversificação dos negócios. Assim, para que uma empresa seja ágil e se adapte rapidamente à evolução tecnológica, defendemos que é necessário desenvolver novas capacidades, conhecidas como capacidades digitais, particularmente sensoriamento e responsividade. Esses recursos permitem que as empresas desenvolvam, mobilizem e usem recursos organizacionais de forma eficaz e melhorem seus processos. ...
Contido em
Revista brasileira de marketing. São Paulo. Vol. 22, n. 4 (out./dez. 2023), p. 1421-1473
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Sociais Aplicadas (4546)
Este item está licenciado na Creative Commons License


