Show simple item record

dc.contributor.advisorFirmino, Larissa Corrêapt_BR
dc.contributor.authorSabedot, Edilson Joaquim Tognipt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:38:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284771pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o sentimento de pertencimento de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, localizado em Porto Alegre – RS, em relação ao ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, considerando suas trajetórias escolares, seus contextos de estudantes-trabalhadores e suas percepções sociais. A proposta surgiu da experiência do autor como ex-aluno da referida escola pública, onde vivenciou situações de exclusão e questiona a meritocracia no acesso ao Ensino Superior. Utilizando uma metodologia qualitativa com estudo de caso e questionários, a pesquisa aborda também aspectos históricos e sociais da escola, além de incluir uma análise autobiográfica. Estruturado em cinco capítulos, o estudo busca contribuir para a reflexão sobre a democratização do Ensino Superior público no contexto social anunciado no trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the sense of belonging of third-year high school students at Coronel Afonso Emílio Massot State School, located in Porto Alegre, RS, in relation to their admission to Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, considering their academic trajectories, their contexts as student-workers and their social perceptions. The proposal arose from the author's experience as a former student of the aforementioned public school, where he experienced situations of exclusion and questions meritocracy in access to higher education. Using a qualitative methodology with case study and questionnaires, the research also addresses historical and social aspects of the school, in addition to including an autobiographical analysis. Structured in five chapters, the study seeks to contribute to the reflection on the democratization of public higher education in the social context announced in the paper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccess to universityen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectBelonging spaceen
dc.titleA Percepção de estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Emílio Massot em relação ao acesso ao ensino superior na UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240966pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record