A Percepção de estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Emílio Massot em relação ao acesso ao ensino superior na UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho investiga o sentimento de pertencimento de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, localizado em Porto Alegre – RS, em relação ao ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, considerando suas trajetórias escolares, seus contextos de estudantes-trabalhadores e suas percepções sociais. A proposta surgiu da experiência do autor como ex-aluno da referida escola pública, onde vivenciou situações de exclusão e quest ...
O presente trabalho investiga o sentimento de pertencimento de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, localizado em Porto Alegre – RS, em relação ao ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, considerando suas trajetórias escolares, seus contextos de estudantes-trabalhadores e suas percepções sociais. A proposta surgiu da experiência do autor como ex-aluno da referida escola pública, onde vivenciou situações de exclusão e questiona a meritocracia no acesso ao Ensino Superior. Utilizando uma metodologia qualitativa com estudo de caso e questionários, a pesquisa aborda também aspectos históricos e sociais da escola, além de incluir uma análise autobiográfica. Estruturado em cinco capítulos, o estudo busca contribuir para a reflexão sobre a democratização do Ensino Superior público no contexto social anunciado no trabalho. ...
Abstract
This paper investigates the sense of belonging of third-year high school students at Coronel Afonso Emílio Massot State School, located in Porto Alegre, RS, in relation to their admission to Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, considering their academic trajectories, their contexts as student-workers and their social perceptions. The proposal arose from the author's experience as a former student of the aforementioned public school, where he experienced situations of exclusion and ...
This paper investigates the sense of belonging of third-year high school students at Coronel Afonso Emílio Massot State School, located in Porto Alegre, RS, in relation to their admission to Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, considering their academic trajectories, their contexts as student-workers and their social perceptions. The proposal arose from the author's experience as a former student of the aforementioned public school, where he experienced situations of exclusion and questions meritocracy in access to higher education. Using a qualitative methodology with case study and questionnaires, the research also addresses historical and social aspects of the school, in addition to including an autobiographical analysis. Structured in five chapters, the study seeks to contribute to the reflection on the democratization of public higher education in the social context announced in the paper. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License
