Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMota, Juliana Maria do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Rita Helena Sousa Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Juliana Vieirapt_BR
dc.contributor.authorHernandez, Aline Reis Calvopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-01T06:57:52Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2357-8297pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284599pt_BR
dc.description.abstractA dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Partindo-se dos estudos feministas e queerconstruiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de COVID-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Com este artigo, pretende-se fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re)pensar políticas e processos educativos para todasaspessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.pt_BR
dc.description.abstractThe difficulty of the debate on gender in public teaching spaces contributes to the reproduction of institutionalized gender discrimination/inequality practices. Based on this question, this work sought to investigate how gender relations across the classroom, are interpreted and worked on by public high school teachers. Feminist and queer studies are the theoretical basis for exploration and analysis. The methodological perspective is guided by the qualitative approach, of an exploratory nature, conducted by the Intervention Research (IP) tool and workshops. To evaluate the elements identified, the proposal of discourse analysis was used, with the field diary as an aid tool. The results indicate: that there are different forms of gender violence in the school environment, without clear strategies to face these issues; weaknesses of collective action in the context of the COVID-19 pandemic; coercive social discourses against teachers; confusions of understanding and conflicts about the theme and ways of approaching it in the classroom. This paper intends to foster reflections, investigations, and collective actions on gender relations at school and, thus, (re)think educational policies and processes for those who are related to the practices and spaces of public education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Helius. Sobral, CEpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGender issuesen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeachingen
dc.titleEducação & Gênero : questões para uma sala de aula mais participativapt_BR
dc.title.alternativeEducation & gender : issues for a more participatory classroomen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001239642pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples