Contribuições da metodologia one-minute preceptor na formação de estudantes de graduação em medicina e de profissionais residentes médicos
Fecha
2024Otro título
Contributions of the one-minute preceptor methodology in the training of undergraduate medical students and medical residente
Aportes de la metodología del preceptor del minuto en la formación de estudiantes de pregrado de medicina y residentes de medicina
Materia
Resumo
Introdução: Preceptores são profissionais responsáveis pela supervisão/orientação de estudantes/profissionais residentes em contextos de atenção à saúde. Para que exerçam a prática da preceptoria, a instrumentalização pedagógica é essencial para a formação qualificada e produção de cuidado integral e resolutivo em saúde. Objetivo: Identificar evidências científicas sobre as contribuições da utilização da metodologia Preceptoria em um Minuto/One-Minute Preceptor (OMP) por preceptores na formação ...
Introdução: Preceptores são profissionais responsáveis pela supervisão/orientação de estudantes/profissionais residentes em contextos de atenção à saúde. Para que exerçam a prática da preceptoria, a instrumentalização pedagógica é essencial para a formação qualificada e produção de cuidado integral e resolutivo em saúde. Objetivo: Identificar evidências científicas sobre as contribuições da utilização da metodologia Preceptoria em um Minuto/One-Minute Preceptor (OMP) por preceptores na formação de estudantes de graduação em Medicina e de profissionais residentes médicos. Metodologia: Revisão integrativa da literatura (RIL) realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizado o descritor controlado – Preceptoria/Preceptorship – e o descritor não controlado – Preceptor Minuto/One Minute Preceptor. Tais descritores foram combinados utilizando-se o operador booleano AND. Foram incluídos artigos de pesquisa original, revisão de literatura, relatos de experiência, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)/Dissertações/Teses e manuais sobre a utilização da OMP na formação de estudantes/profissionais residentes da Medicina, publicados entre 2020-2023, em português/inglês. As publicações selecionadas foram analisadas pela análise temática. Resultados: Foram analisadas 10 publicações (seis artigos, dois manuais e dois TCC). OMP foi considerada uma metodologia de fácil aplicabilidade, realizada em curto espaço de tempo, permitindo discussões ágeis e focadas entre estudantes-residentes-preceptores, aprimorando o desenvolvimento de habilidades clínicas e de raciocínio crítico-reflexivo. OMP estimulou estudantes/profissionais residentes a pensarem criticamente sobre as situações/casos, formulando perguntas e propondo resoluções, possibilitando a definição de um melhor plano de tratamento. OMP também contribuiu para um maior número de diagnósticos diferenciais pelos estudantes e qualificou tanto a comunicação estudante-profissional residente-preceptor, quanto o feedback do preceptor ao educando. Conclusão: Esta RIL identificou contribuições da OMP na formação de estudantes/profissionais residentes da Medicina relacionadas ao desenvolvimento de habilidades clínicas, de raciocínio crítico-reflexivo, de elaboração de maior número de diagnósticos diferenciais, de discussão mais aprofundada de casos e na comunicação com o preceptor, facilitando o feedback sobre seu aprendizado. ...
Abstract
Introduction: Preceptors are professionals responsible for supervising/guiding students/resident professionals in health care settings. Pedagogical training is essential for them to be able to practice preceptorship. Objective: To identify scientific evidence on the contributions of the use of the One-Minute Preceptor (OMP) methodology by preceptors in the training of medical students and medical resident professionals. Method: Integrative literature review (ILR) carried out in the Virtual Heal ...
Introduction: Preceptors are professionals responsible for supervising/guiding students/resident professionals in health care settings. Pedagogical training is essential for them to be able to practice preceptorship. Objective: To identify scientific evidence on the contributions of the use of the One-Minute Preceptor (OMP) methodology by preceptors in the training of medical students and medical resident professionals. Method: Integrative literature review (ILR) carried out in the Virtual Health Library (VHL) database. The descriptor controlled by the 'Descriptors in Health Sciences' (DeCS) – Preceptoria/Preceptorship – and the uncontrolled descriptor – Preceptor Minuto/One Minute Preceptor – were used. These descriptors were combined using the boolean operator AND. Original research articles, literature reviews, experience reports, Course Conclusion Papers (TCC)/ Dissertations/Theses and manuals on the use of OMP in the training of medical students and medical resident, published between 2020-2023, in Portuguese/English, were included. The selected publications were analyzed using thematic analysis. Results: 10 publications were analyzed (six articles, two manuals and two TCC). OMP is a methodology considered easy to apply, carried out in a short space of time, allowing for agile and focused discussions between students-resident professional-s-preceptors, enhancing the development of clinical skills and critical-reflective reasoning. OMP encourages medical students and medical resident professionals to think critically about situations/cases, formulating questions and proposing resolutions, enabling the definition of a better treatment plan. OMP also contributes to a greater number of differential diagnoses by medical students and medical resident professionals and qualifies both student-resident-pre-ceptor communication and feedback by the preceptor to his oriented. Conclusion: This RIL identified the contributions of OMP in the training of medical students and medical resident professionals related to the development of clinical skills, critical-reflective reasoning, the elaboration of a greater number of differential diagnoses, more in-depth discussion of cases and communication with the preceptor, facilitating feedback on their learning. ...
Resumen
Introducción: Los preceptores son profesionales responsables de supervisar/guiar a los estudiantes/residentes en contextos sanitarios. La formación pedagógica es esencial para que puedan ejercer la preceptoría. Objetivo: Identificar evidencias científicas sobre las contribuciones del uso de la metodología Preceptoría en un minuto/One-Minute Preceptor(OMP) por preceptores en la formación de estudiantes/residentes de Medicina. Método:Revisión integrativa de la literatura (RIL) realizada en la bas ...
Introducción: Los preceptores son profesionales responsables de supervisar/guiar a los estudiantes/residentes en contextos sanitarios. La formación pedagógica es esencial para que puedan ejercer la preceptoría. Objetivo: Identificar evidencias científicas sobre las contribuciones del uso de la metodología Preceptoría en un minuto/One-Minute Preceptor(OMP) por preceptores en la formación de estudiantes/residentes de Medicina. Método:Revisión integrativa de la literatura (RIL) realizada en la base de datos de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS). Se utilizó el descriptor controlado por el Health Sciences Descriptors (DeCS) – Preceptoria/Preceptorship – y el descriptor no controlado – Preceptor Minuto/One Minute Preceptor. Estos descriptores se combinaron mediante el operador booleano AND. Se incluye-ron artículos originales de investigación, revisiones bibliográficas, informes de experiencias, Documentos de Conclusión de Curso (TCC)/Disertaciones/Tesis y manuales sobre el uso de OMP en la formación de estudiantes/residentes de Medicina, publicados entre 2020-2023, en portugués/inglés. Las publicaciones seleccionadas se analizaron mediante análisis temá-tico. Resultados: Se analizaron 10 publicaciones (seis artículos, dos manuales y dos TCC). El OMP es una metodología considerada de fácil aplicación, realizada en un corto espacio de tiempo, que permite discusiones ágiles y focalizadas entre estudiantes-residentes-precepto-res, potenciando el desarrollo de habilidades clínicas y el razonamiento crítico-reflexivo. OMP estimula a los estudiantes/residentes de Medicina a pensar críticamente sobre situaciones/casos, formulando preguntas y proponiendo resoluciones, permitiendo la definición de un mejor plan de tratamiento. El OMP también contribuye a un mayor número de diagnósti-cos diferenciales por parte de los estudiantes/residentes de Medicina y cualifica tanto la comunicación estudiante-residente-preceptor como el feedback del preceptor al orientado. Conclusión: Este RIL identificó los aportes de la OMP en la formación de estudiantes/resi-dentes de Medicina relacionados con el desarrollo de habilidades clínicas, el razonamiento crítico-reflexivo, el desarrollo de un mayor número de diagnósticos diferenciales, la discusión más profunda de los casos y la comunicación con el preceptor, facilitando la retroalimenta-ción de su aprendizaje. ...
En
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2, (jul./dez. 2024), e143089,15 p.
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42354)Ciencias de la Salud (11453)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
