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dc.contributor.authorSantos, Gilson Saturnino dospt_BR
dc.contributor.authorKahmann, Alessandropt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T06:58:08Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2179-1309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283798pt_BR
dc.description.abstractVários trabalhos destacam os diferentes fatores (econômicos, sociais, institucionais, entre outros) que influenciam na evasão escolar em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como os problemas provocados pela desistência dos estudantes. Cientes da necessidade de investigar fatores associados à evasão, utilizamos dados de cerca de 2.500 estudantes, coletados em 8 campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para averiguar, por meio de regressão logística, se as características presentes nesses dados podem prever a evasão destes estudantes. Após preparação, transformação e análise de modelos, foram identificadas variáveis que determinam a probabilidade de o estudante evadir ou concluir seu curso. Concluímos que a identificação de variáveis relacionadas à evasão deve ser feita em cada instituição, e preferencialmente cruzada com indicadores econômicos globais e informações sobre fatores relacionados à instituição e ao mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractSeveral studies highlight the different factors (economic, social, institutional, among others) that influence school dropout in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs). With this in mid, we used data from the 8campuses of the Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) to ascertain, through logistic regression, whether the characteristics present in these data can influence student dropout. After preparing, transforming, and analyzing logistic regression models, variables were identified that determine the student’s probability of dropping out or completing their course. We conclude that the identification of variables related to dropout should be done in each institution, and preferably crossed with global economic indicators and information on factors related to the institution and the labor market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContexto & educação. Ijuí. Vol. 39, n. 121 (2024), e13732, 19 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool dropouten
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectRegressão logísticapt_BR
dc.subjectRegression analysisen
dc.subjectSocio-economic analysisen
dc.subjectDados socioeconômicospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTechnical educationen
dc.titleModelagem da evasão do ensino superior nos campi do IFMS por meio de dados educacionais socioeconômicospt_BR
dc.title.alternativeModeling higher education dropout on IFMS campuses through socioeconomic educational data en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001209948pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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