Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLoiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorSachete, Andréia dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGrandi, Roges Horaciopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T06:57:36Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2177-8310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283774pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar a percepção de estudantes de graduação sobre o uso da ferramenta ChatGPT, considerando a exatidão das respostas, a confiabilidade, seu potencial de aprendizagem e aplicações profissionais. Para isso, foi proposta uma atividade para estudantes de graduação que cursaram a disciplina Métodos e Técnicas de Estudo na modalidade à distância, vinculados a uma instituição de ensino superior particular situada na Baixada Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro. A oferta da disciplina é feita em todos os cursos de graduação ao longo do terceiro período. A atividade desenvolvida consistia em utilizar a ferramenta para responder a conceitos teóricos em sua área de atuação e, em seguida, responder a um questionário com perguntas discursivas sobre a ferramenta. Obteve-se um total de 47 respostas, que foram investigadas à luz da análise qualitativa do conteúdo. Como resultado, observou-se que os respondentes percebem a utilidade da ferramenta, mas identificam questões de natureza ética relacionadas ao seu uso, assim como possíveis desafios no que tange ao desenvolvimento da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the understating of undergraduate students regarding the use of the ChatGPT tool, considering the accuracy of the answers, thereliability, its potential for learning and professional applications. To achieve this, anactivity was proposed forundergraduate students enrolled at the Study Methods and Techniques discipline via distance learning, offered by a private higher education institution located in Baixada Fluminense, in the city of Rio de Janeiro. This subject is offered in all undergraduate courses throughout the third period. The activity developed consisted of using the tool to respond to theoretical concepts in their area of expertise and then to answer a questionnaire with objective and discursive questions. A total of 47 responses were obtained, which were investigated and interpreted in light of qualitative content analysis. As a result, it was demonstrated that the interviewees perceived the usefulness of the AI tool, but they identified ethical issues related to its usage, as well as possible challenges related to the development of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEAD em Foco : revista científica em Educação a distância [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 14, n. 1 (2024), e2111, 20 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational toolen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectE-learningen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titlePrecisão e confiabilidade do ChatGPT na percepção de estudantes da graduação EaDpt_BR
dc.title.alternativeAccuracy and reliability of ChatGPT as perceived by distance learning students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001207266pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples