Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLoiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorSachete, Andréia dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.contributor.authorGrandi, Roges Horaciopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T06:55:31Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1982-7199pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283710pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, de natureza exploratória, pretende contribuir com reflexões sobre os processos mentais que consolidam a aprendizagem em língua materna em um contexto marcado pela presença crescente das Inteligências Artificiais Generativas (IAGs). No cerne da discussão, busca-se tecer uma aproximação teórica entre os gêneros dos discursos bakhtinianos e o conceito de transletramento, ressaltando o impacto da IAG no desenvolvimento de competências comunicacionais na educação básica. Os fundamentos históricos da inteligência artificial são discutidos junto à ruptura causada pelos chatbots generativos na esfera pública. Paralelamente, alguns modelos de IAGs são analisados em seu potencial para construção de práticas pedagógicas que estejam alinhadas ao desenvolvimento de habilidades no que concerne o componente linguagem na BNCC. A partir dessa análise, propõe-se uma via para o uso de IAGs na educação básica, considerando uma abordagem situada em que o desenvolvimento cognitivo e as questões de natureza ética possam estar contemplados nos debates e nas práticas escolares sobre o uso dessas tecnologias. Por fim, destaca-se a importância da formação docente para o uso de IA considerando a relevância da mediação pedagógica em práticas escolares que se utilizem dessa tecnologia. Além disso, evidencia-se a intenção de desenvolver estudos de natureza longitudinal, a fim de avaliar os impactos das IAs nos processos cognitivos na educação formal.pt_BR
dc.description.abstractThis exploratory article is intended to contribute with reflections on mental processes that consolidate learning in the mother tongue in a context marked by the growing presence of Generative Artificial Intelligence (GAIs). At the heart of the discussion, we seek to make a theoretical approximation between the genres of Bakhtinian discourses and the concept of transliteracy, highlighting the impact of GAI on developing communicational skills in primary education. The historical foundations of artificial intelligence are discussed along with the rupture caused by the generative chatbots in the public sphere. Parallel to this, some GAI models are analyzed regarding their potential for building pedagogical practices aligned with the development of skills regarding the language component in the BNCC. This analysis proposes a way to use GAIs in primary education, considering a situated approach in which cognitive development and ethical issues can be contemplated in school debates and practices about using these technologies. Finally, the importance of teaching training for using IA stands out considering the relevance of pedagogical mediation in school practices that use this technology. In addition, the intention to develop longitudinal studies is evident in order to evaluate the impacts of AIs on cognitive processes in formal education.en
dc.description.abstractEste artículo, de carácter exploratorio, pretende contribuir con reflexiones sobre los procesos mentales que consolidan el aprendizaje en la lengua materna en un contexto marcado por la creciente presencia de las Inteligencias Artificiales Generativas (IAGs). En el centro de la discusión, se busca tejer un enfoque teórico entre los géneros discursos bakhtinianos y el concepto de transalfabetización, destacando el impacto de la IAG en el desarrollo de habilidades comunicativas en la educación básica. Los fundamentos históricos de la inteligencia artificial se discuten junto con la disrupción causada por los chatbots generativos en la esfera pública. Paralelamente, se analizan algunos modelos de IAGs en su potencial para la construcción de prácticas pedagógicas que estén alineadas con el desarrollo de habilidades relacionadas con el componente de lenguaje en la BNCC. A partir de este análisis, se propone un camino para el uso de las IAGs en la educación básica, considerando un enfoque situado en que el desarrollo cognitivo y cuestiones de carácter ético puedan ser incluidos en los debates y prácticas escolares sobre el uso de estas tecnologías. Finalmente, se destaca la importancia de la formación docente para el uso de la IA considerando la relevancia de la mediación pedagógica en las prácticas escolares que utilizan esta tecnología. Además, se subraya la intención de desarrollar estudios longitudinales para evaluar los impactos de las IAs en los procesos cognitivos en la educación formal.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica de educação. São Carlos, SP. Vol. 18, n. 1 (2024), e6680122, 25 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenerative AIen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTransliterationen
dc.subjectTransliteraçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDiscursive skillsen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectIA generativaes
dc.subjectTransalfabetizaciónes
dc.subjectHabilidades discursivases
dc.subjectEducación básicaes
dc.titleIA generativa em competências discursivas na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeGenerative AI in discursive skills in basic education en
dc.title.alternativeIA generativa en habilidades discursivas en la Educación básica es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213176pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples