Efeitos de protocolos de intervenção no equilíbrio de bailarinos : uma revisão sistemática
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O equilíbrio é uma habilidade fundamental para a dança e se relaciona diretamente com a qualidade técnica do aprendizado e da performance. Essa habilidade é também fundamental para a prevenção de lesões em bailarinos. O objetivo principal desta revisão foi verificar os estudos existentes e os efeitos de protocolos específicos para o treinamento do equilíbrio em bailarinos de ballet clássico, dança moderna e contemporânea. Como objetivos secundários, este estudo quis comparar os efeitos das inte ...
O equilíbrio é uma habilidade fundamental para a dança e se relaciona diretamente com a qualidade técnica do aprendizado e da performance. Essa habilidade é também fundamental para a prevenção de lesões em bailarinos. O objetivo principal desta revisão foi verificar os estudos existentes e os efeitos de protocolos específicos para o treinamento do equilíbrio em bailarinos de ballet clássico, dança moderna e contemporânea. Como objetivos secundários, este estudo quis comparar os efeitos das intervenções com bailarinos que realizaram outro tipo de intervenção ou nenhuma intervenção e identificar e apresentar os instrumentos e testes utilizados para avaliação detalhando os estudos, seu design e resultados apresentados. A metodologia utilizada para este trabalho foi a revisão sistemática. Uma busca sistematizada nas bases de dados PubMed, Cochrane, Lilacs, Scielo, Embase e SPORTDiscus resultou em 753 estudos após a exclusão de duplicatas. Destes, vinte artigos foram selecionados para leitura na íntegra dos quais foram inseridos nove nesta revisão. A qualidade metodológica dos estudos inseridos foi avaliada através do Downs & Black checklist, classificando-os como “bom”, “razoável” ou “baixa” qualidade. Os resultados mostram que dos estudos inclusos três avaliaram o equilíbrio dos bailarinos somente de forma estática; três trabalhos avaliaram a mesma habilidade apenas de forma dinâmica; e três avaliaram o equilíbrio dos participantes em ambas as formas. Os instrumentos e testes utilizados na avaliação são diversos. O tempo de cada intervenção variou de imediato a seis meses. Apenas um dos estudos utilizou uma intervenção com duração inferior a quatro semanas, sendo essa uma sessão única de 75 segundos. Oito estudos aplicaram o protocolo pelo menos duas vezes na semana. Três estudos não apresentaram melhoras significantes na habilidade de equilíbrio dos bailarinos após o período de intervenção. O nível técnico dos bailarinos que compõem a amostra varia de estudantes, participantes de programas de dança, bailarinos pré-profissionais a profissionais, sendo a maioria das amostras do gênero feminino. Este estudo não é capaz de mensurar quais das intervenções são estatisticamente mais eficientes devido à grande variabilidade das intervenções e das diferenças com relação às características das amostras. ...
Abstract
Balance is a fundamental skill for dance and is directly related to the technical quality of learning and performance. This skill is also critical for injury prevention in dancers. The main objective of this review was to verify the existing studies and the effects of specific protocols for balance training in classical ballet, modern and contemporary dancers. As secondary objectives, this study wanted to compare the effects of interventions with dancers who performed another type of interventi ...
Balance is a fundamental skill for dance and is directly related to the technical quality of learning and performance. This skill is also critical for injury prevention in dancers. The main objective of this review was to verify the existing studies and the effects of specific protocols for balance training in classical ballet, modern and contemporary dancers. As secondary objectives, this study wanted to compare the effects of interventions with dancers who performed another type of intervention or no intervention and to identify and present the instruments and tests used for evaluation, detailing the studies, their design and results presented. The methodology used for this study was the systematic review. A systematic search of PubMed, Cochrane, Lilacs, Scielo, Embase and SPORTDiscus resulted in 753 studies after excluding duplicates. Twenty articles were selected for full reading and nine were included in this review. The methodological quality of the included studies was evaluated through the Downs & Black checklist classifying them as “good”, “medium” or “low” quality. The results show that among the included studies, three evaluated the dancers' balance only in a static way. Three studies evaluated the same ability only dynamically and three evaluated the participants' balance in both ways. The instruments and tests used in the evaluation are diverse. The time of each intervention ranged from immediately to six months. Only one of the studies used an intervention lasting less than four weeks, which was a single 75 seconds session. Eight studies applied the protocol at least twice a week. Three studies did not show significant improvements in the balance ability of dancers after the intervention period. The technical level of the dancers that make up the sample varies from students, participants in dance programs, pre-professional to professional dancers, most of the samples being female. This study is not able to measure which one of the interventions are statistically more efficient due to the great variability of the interventions and the differences regarding the characteristics of the samples. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (149)
Este item está licenciado na Creative Commons License
