Quatro-Pé : o Pi(e)ão, a Ponteira, o Pé e a Pata
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa encontra-se em um lugar cruzado, pensando-o como epistemologia para a criação em artes visuais a partir da posição de um umbandista-artista-pesquisador dentro e fora do terreiro e da academia. Esta dissertação está dividida em duas partes: Parte I, intitulada "Pião de Exú: despachando em Lugar Cruzado", onde são abordados conceito como Lugar Cruzado, como ser dois na academia e na terreira e desdobramento da série fotográfica e instalativa "Assentamentos"; e a Parte II, inti ...
A presente pesquisa encontra-se em um lugar cruzado, pensando-o como epistemologia para a criação em artes visuais a partir da posição de um umbandista-artista-pesquisador dentro e fora do terreiro e da academia. Esta dissertação está dividida em duas partes: Parte I, intitulada "Pião de Exú: despachando em Lugar Cruzado", onde são abordados conceito como Lugar Cruzado, como ser dois na academia e na terreira e desdobramento da série fotográfica e instalativa "Assentamentos"; e a Parte II, intitulada "Quatro-pé: o pi(e)ão, a ponteira, o pé e a pata", onde será tratado o resultado da participação na Zero Residência Artística realizada na cidade de Pelotas, a inserção de objetos no espaço público e reflexão acerca de noções a partir de dentro e fora. Em ambos volumes, cada qual com seu resumo e introdução próprios, as proposições partem do jogo simbólico, conceitual e linguístico onde a semântica e a sintaxe são abertas em estratégias de disputa com a história oficial tendo a religião e os saberes de terreiro como repertório imagético e a montagem e o jogo como procedimentos operatórios. a dissertação fez autores incorporarem Exú e Ogum em uma gira poética. O trânsito entre as diversas áreas do conhecimento, como arquitetura, religião, antropologia, etnografia e filosofia propõe uma possível resposta ao lugar de sujeito branco dentro do terreiro e como trabalhar para além dessa questão: como trabalhar com Exú? Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Cusicanqui, Claude Lévi-Strauss, Muniz Sodré, Luiz Antonio Simas, Juana Elbein dos Santos, Jean Lancri, Exú Tiriri, Ogum Beira-mar, entre outros autores ampliaram o horizonte do Lugar Cruzado proposto como conceito operacional, assim como a montagem, Humaitá e Encruzilhada. O processo poético conta com associações livres de palavras como despachos nas esquinas, torcendo sua polissemia e enlaçando referenciais práticos como Cildo Meireles, Rommulo Vieira Conceição, Ana Maria Tavares e Ayrson Heráclito. Em um vai-e-vém prático-teórico a noção de terceiro incluído, como a dúvida ou ser dois ao mesmo são tentativas de transformar as reflexões levantadas em trabalho poético. Exú nos diz, com sua dicção particular, "agora me devolva o que é meu". ...
Abstract
The present research finds itself in a crossed place, thinking of it as an epistemology for creation in visual arts from the position of an Umbanda-artist-researcher inside and outside the terreiro and the academy. This dissertation is divided into two parts: Part I, entitled "Pião de Exú: dispatching in Lugar Cruzado", where the concept of Lugar Cruzado, how to be two in the academy and in the terreira and the unfolding of the photographic and installation series "Settlements" are discussed; a ...
The present research finds itself in a crossed place, thinking of it as an epistemology for creation in visual arts from the position of an Umbanda-artist-researcher inside and outside the terreiro and the academy. This dissertation is divided into two parts: Part I, entitled "Pião de Exú: dispatching in Lugar Cruzado", where the concept of Lugar Cruzado, how to be two in the academy and in the terreira and the unfolding of the photographic and installation series "Settlements" are discussed; and Part II, entitled "Quatro-pé: the pi(e)ão, the pointer, the foot and the paw", where the result of participation in the Zero Artistic Residency held in the city of Pelotas will be discussed, the insertion of objects in the public space and reflection on notions from inside and outside. In both volumes, each with its own summary and introduction, the propositions depart from the symbolic, conceptual and linguistic game where semantics and syntax are opened up in strategies of dispute with official history, with religion and terreiro knowledge as an image repertoire. and assembly and play as operative procedures. the dissertation made authors incorporate Exú and Ogum into a poetic tour. The movement between the different areas of knowledge, such as architecture, religion, anthropology, ethnography and philosophy, proposes a possible answer to the place of the white subject within the terreiro and how to work beyond this question: how to work with Exú? Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Cusicanqui, Claude Lévi-Strauss, Muniz Sodré, Luiz Antonio Simas, Juana Elbein dos Santos, Jean Lancri, Exú Tiriri, Ogum Beira-mar, among other authors expanded the horizon of Lugar Cruzado proposed as an operational concept, as well as the montage, Humaitá and Encruzilhada. The poetic process relies on free associations of words like dispatches on street corners, twisting their polysemy and linking practical references such as Cildo Meireles, Rommulo Vieira Conceição, Ana Maria Tavares and Ayrson Heráclito. In a practical-theoretical back-and-forth, the notion of an included third party, such as doubt or being two at the same time, are attempts to transform the reflections raised into poetic work. Exú tells us, with his particular diction, "now give me back what is mine". ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Visuais (476)
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