Articulações entre ensino, pesquisa e extensão : conectando TD e educação do campo
dc.contributor.author | Aranha, Carolina Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-24T06:55:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-5060 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282815 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em parceria com movimentos sociais e visando evidenciar a história e ações dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Maranhão, surgiu o projeto de extensão “Compartilhando Experiências com Tecnologias Digitais”. Ele incluiu duas pesquisas qualitativas, um curso e a criação de páginas eletrônicas para as instituições participantes. Essas ações foram desenvolvidas de modo integrado e associadas ao Estágio em Educação Popular no Campo das Licenciaturas em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão e ao Estágio de Docência do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Este artigo relata essas ações e reflete sobre as avaliações feitas pelos participantes. O texto destaca desafios enfrentados, ao longo do projeto, relacionados ao uso das tecnologias digitais no campo e os impactos da pandemia da COVID-19. Além disso, evidencia as contribuições do projeto, principalmente, no crescimento pessoal e profissional dos envolvidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | En colaboración con movimientos sociales y con el objetivo de visibilizar la historia y las acciones de los Centros de Formación Familiar por Alternancia en Maranhão, fue creado el proyecto de extensión "Compartiendo Experiencias con Tecnologías Digitales". Incluyó dos encuestas cualitativas, un curso y la creación de páginas electrónicas para las instituciones participantes. Estas acciones se desarrollaron de manera integrada y asociadas a la Pasantía en Educación Popular en el Ámbito de Licenciaturas en Educación Rural de la Universidad Federal de Maranhão y a la Pasantía Docente del Doctorado en Educación en Ciencias y Matemáticas de la Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Este artículo da cuenta de estas acciones y reflexiona sobre las valoraciones realizadas por los participantes. El texto destaca los desafíos enfrentados a lo largo del proyecto relacionados con el uso de tecnologías digitales en el campo y los impactos de la pandemia de COVID-19. Además, destaca los aportes del proyecto,principalmente en el crecimiento personal y profesional de los involucrados. | es |
dc.description.abstract | In partnership with social movements and aiming to highlight the history and actions of Family Training Centers by Alternation in Maranhão, the extension project "Sharing Experiences with Digital Technologies" was created. It included two qualitative surveys, a course, and the creation of electronic pages for participating institutions. These actions were developed in an integrated way and associated with the Internship in Popular Education in the Field of Degrees in Rural Education at the Federal University of Maranhão and the Teaching Internship of the Doctorate in Education in Science and Mathematics of the Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. This article reports these actions and reflects on the evaluations made by the participants. The text highlights challenges faced throughout the project related to the use of digital technologies in the field and the impacts of the COVID-19 pandemic. In addition, it highlights the contributions of the project, mainly in the personal and professional growth of those involved. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Plurais -Revista Multidisciplinar. Salvador: UNEB, 2010-. Vol. 8 (2023), e023012, 23 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologías digitales | es |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educadores rurales | es |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Rural educators | en |
dc.title | Articulações entre ensino, pesquisa e extensão : conectando TD e educação do campo | pt_BR |
dc.title.alternative | Articulaciones entre docencia, investigación y extensión : conectando TD y educación rural | es |
dc.title.alternative | Articulations between teaching, research and extension : connecting TD and rural education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215869 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)