Perspectivas tecnológicas para o aprimoramento de chatbots educacionais em AIML
Fecha
2017Autor
Materia
Resumo
Agentes conversacionais ou chatbots vêm sendo cada vez mais explorados na educação por trazerem inúmeros benefícios, como permitir que estudantes interajam e se relacionem de forma mais humana com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Entretanto, desdeo surgimento do projeto A.L.I.C.E. (1995) e da linguagem AIML poucas soluções open source emergiram para a criação de chatbots. Apesar de sua facilidade de uso, a AIML tem limitações inerentes a uma lógica baseada em regras. Nesse sentido, est ...
Agentes conversacionais ou chatbots vêm sendo cada vez mais explorados na educação por trazerem inúmeros benefícios, como permitir que estudantes interajam e se relacionem de forma mais humana com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Entretanto, desdeo surgimento do projeto A.L.I.C.E. (1995) e da linguagem AIML poucas soluções open source emergiram para a criação de chatbots. Apesar de sua facilidade de uso, a AIML tem limitações inerentes a uma lógica baseada em regras. Nesse sentido, este artigo traz uma discussão sobre possibilidades open source existentes para o desenvolvimento chatbots, apresentando sugestões de formas de aprimoramento do uso da AIML com o uso da linguagem de programação JavaScript e o acesso a Bancos de Dados (BD) externos. Resultados do estudo apontam algumas soluções envolvendo as técnicas mencionadas, proporcionando ao chatbot maiores possibilidades de busca e respostas. ...
Abstract
Conversational agents or chatbots have been increasingly exploited in education because they bring numerous benefits, as allowing students to interact and relate more humanly to virtual learning environments. Since the emergence of A.L.I.C.E. Project (1995) and the AIML language few open source solutions have emerged for the creation of chatbots. Despite ease of use, AIML has limitations inherent in rule-based logic about input and output patterns. This article discusses open source possibiliti ...
Conversational agents or chatbots have been increasingly exploited in education because they bring numerous benefits, as allowing students to interact and relate more humanly to virtual learning environments. Since the emergence of A.L.I.C.E. Project (1995) and the AIML language few open source solutions have emerged for the creation of chatbots. Despite ease of use, AIML has limitations inherent in rule-based logic about input and output patterns. This article discusses open source possibilities for the development of conversational agents, presenting suggesting ways of improving the use of AIML by adding the use of the JavaScript programming language and the access to external databases. Results of the study point to some solutions the mentioned techniques, providingthe chatbot to have greater possibilities of search and answers. ...
En
Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 20 (2017), p. 7-15
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