Retomada à acreditação hospitalar no “pós-pandemia” da covid-19 : perspectivas de lideranças
Fecha
2024Autor
Otro título
Resumption of hospital accreditation in the ‘post-covid-19 pandemic’ era : leadership perspectives
Reanudación de la acreditación hospitalaria tras la pandemia de covid-19 : perspectivas de liderazgo
Materia
Abstract
Objective: To understand leaders’ perspectives on the resumption of the Hospital Accreditation process in the context of the “post-pandemic” of COVID-19. Method: A qualitative case study was carried out in a large university hospital in Porto Alegre (RS), Brazil. Data was collected from 10 strategic leaders from August to September 2022 through a semi-structured interview. Thematic Content Analysis was used. Results: Three categories emerged: “Hospital changes and strategies demanded by the COV ...
Objective: To understand leaders’ perspectives on the resumption of the Hospital Accreditation process in the context of the “post-pandemic” of COVID-19. Method: A qualitative case study was carried out in a large university hospital in Porto Alegre (RS), Brazil. Data was collected from 10 strategic leaders from August to September 2022 through a semi-structured interview. Thematic Content Analysis was used. Results: Three categories emerged: “Hospital changes and strategies demanded by the COVID-19 pandemic”; “Quality management and patient safety challenges arising from the pandemic context”; and, “Managing the resumption of the post-pandemic Hospital Accreditation process”. Conclusion: The COVID-19 health crisis has imposed obstacles on previously well-established processes. The leadership recognized the exhaustion of the teams and worked to motivate people and spread the information necessary for the success of the quality recertification. ...
Resumo
Objetivo: compreender as perspectivas de lideranças sobre a retomada ao processo de Acreditação Hospitalar no contexto da “pós-pandemia” da COVID-19. Método: estudo de caso, qualitativo, desenvolvido em um hospital universitário de grande porte de Porto Alegre (RS), Brasil. A coleta de dados ocorreu com 10 lideranças estratégicas de agosto a setembro de 2022 por meio de uma entrevista semiestruturada. Empregou-se a Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiram três categorias, a saber: “M ...
Objetivo: compreender as perspectivas de lideranças sobre a retomada ao processo de Acreditação Hospitalar no contexto da “pós-pandemia” da COVID-19. Método: estudo de caso, qualitativo, desenvolvido em um hospital universitário de grande porte de Porto Alegre (RS), Brasil. A coleta de dados ocorreu com 10 lideranças estratégicas de agosto a setembro de 2022 por meio de uma entrevista semiestruturada. Empregou-se a Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiram três categorias, a saber: “Mudanças e estratégias do hospital demandadas pela pandemia da COVID-19”; “Desafios da gestão da qualidade e segurança do paciente advindas do contexto pandêmico”; e, “Gerenciamento da retomada do processo de Acreditação Hospitalar pós-pandemia”. Conclusão: a crise sanitária da COVID-19 impôs entraves para os processos antes bem sedimentados. As lideranças reconheceram a exaustão das equipes e trabalharam no sentido de motivar as pessoas e a capilarizar as informações necessárias ao êxito da recertificação de qualidade. ...
Resumen
Objetivo: Conocer las perspectivas de los líderes sobre la reanudación del proceso de Acreditación Hospitalaria en el contexto de la “post-pandemia” de COVID-19. Método: estudio de caso cualitativo realizado en un gran hospital universitario de Porto Alegre (RS), Brasil. Se recogieron datos de 10 líderes estratégicos entre agosto y septiembre de 2022 mediante una entrevista semiestructurada. Se utilizó el análisis de contenido temático. Resultados: dsurgieron tres categorías: “Cambios y estrate ...
Objetivo: Conocer las perspectivas de los líderes sobre la reanudación del proceso de Acreditación Hospitalaria en el contexto de la “post-pandemia” de COVID-19. Método: estudio de caso cualitativo realizado en un gran hospital universitario de Porto Alegre (RS), Brasil. Se recogieron datos de 10 líderes estratégicos entre agosto y septiembre de 2022 mediante una entrevista semiestructurada. Se utilizó el análisis de contenido temático. Resultados: dsurgieron tres categorías: “Cambios y estrategias hospitalarias exigidos por la pandemia COVID-19”; “Gestión de la calidad y retos para la seguridad del paciente derivados del contexto pandémico”; y, “Gestión de la reanudación del proceso de Acreditación Hospitalaria pospandémica”. Conclusión: La crisis sanitaria COVID-19 ha impuesto obstáculos a procesos previamente bien establecidos. La dirección reconoció el agotamiento de los equipos y trabajó para motivar a la gente y difundir la información necesaria para el éxito de la recertificación de la calidad. ...
En
Cogitare enfermagem. Vol. 29 (2024), 14 p.
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