Práticas interdisciplinares em sala de aula : conexões entre formação inicial e docência na escola
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Interdisciplinary practices in the classroom: Connections between Initial training and teaching at school
Prácticas interdisciplinarias en salón de clase : relaciones entre formación inicial y docente en la escuela
Assunto
Resumo
Esta pesquisabuscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido vivenciada em práticas de sala de aula por professores de ciências e matemática, formados em uma perspectiva interdisciplinar, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa,foram realizadas entrevistas narrativas com egressos do referido curso. O processo de análise se deu a partir dos proc ...
Esta pesquisabuscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido vivenciada em práticas de sala de aula por professores de ciências e matemática, formados em uma perspectiva interdisciplinar, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa,foram realizadas entrevistas narrativas com egressos do referido curso. O processo de análise se deu a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Das análises emergiram as seguintes categorias: 1) interdisciplinaridade como integração de conteúdos isolados; 2) interdisciplinaridade como trabalho coletivo a partir de um projeto; 3) interdisciplinaridade por integração de conteúdos em temáticas; e 4) interdisciplinaridade pela historicidade. A partir dos dados obtidos, pode-se observar, nas narrativas dos professores, que existe uma diversidade de práticas desenvolvidas em sala de aula que mobilizam diferentes perspectivas interdisciplinares. ...
Abstract
This study sought to understand how interdisciplinarity has been experienced in classroom practices by science and mathematics teachers, trained in an interdisciplinary perspective and graduates of the Licentiate Degree in Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Sinop.Thus, for the development of this research, narrative interviews were carried out with graduates of that course. The analysis process was based on the procedures of Discursiv ...
This study sought to understand how interdisciplinarity has been experienced in classroom practices by science and mathematics teachers, trained in an interdisciplinary perspective and graduates of the Licentiate Degree in Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Sinop.Thus, for the development of this research, narrative interviews were carried out with graduates of that course. The analysis process was based on the procedures of Discursive Textual Analysis (DTA). The following categories emerged from the analysis: 1) interdisciplinarity as an integration of isolated contents; 2) interdisciplinarity as collective work based on a project; 3) interdisciplinarity by integrating content into themes; and 4) interdisciplinarity by historicity. From the data obtained, it can be observed, in the teachers' narratives, that there is a diversity of practices developed in the classroom that mobilize different interdisciplinary perspectives. ...
Resumen
El artículo presenta resultados de una investigación que buscó comprender como ha sido experimentada la interdisciplinariedad en clases prácticas por profesores de ciencias y matemáticas, graduados en una perspectiva interdisciplinaria, egresados de Licenciatura en Ciencias Naturales y Matemáticas de la Universidad Federal de Mato Grosso, campus Sinop. Para el desarrollo de la investigación se hicieron entrevistas narrativas con egresados de este curso. El proceso de análisis se dió desde los p ...
El artículo presenta resultados de una investigación que buscó comprender como ha sido experimentada la interdisciplinariedad en clases prácticas por profesores de ciencias y matemáticas, graduados en una perspectiva interdisciplinaria, egresados de Licenciatura en Ciencias Naturales y Matemáticas de la Universidad Federal de Mato Grosso, campus Sinop. Para el desarrollo de la investigación se hicieron entrevistas narrativas con egresados de este curso. El proceso de análisis se dió desde los procedimentos del Análisis Textual Discursivo (ATD). De los análisis surgieron las siguientes categorias: 1) interdisciplinariedad como integración de contenidos aislados; 2) interdisciplinariedad como trabajo en colectivo a partir de um proyecto; 3) interdisciplinariedad por integración de contenidos temáticos; y 4) interdisciplinariedad por la historicidad. Percíbese en las narrativas de los profesores que existe una divesidad de prácticas desarrolladas en clase que mueven diferentes perspectivas interdisciplinarias ...
Contido em
Espaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 30 (2023), p. 1-16
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License