Show simple item record

dc.contributor.authorTrevisan, Andreia Cristina Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-24T06:55:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0104-7469pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282771pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisabuscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido vivenciada em práticas de sala de aula por professores de ciências e matemática, formados em uma perspectiva interdisciplinar, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa,foram realizadas entrevistas narrativas com egressos do referido curso. O processo de análise se deu a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Das análises emergiram as seguintes categorias: 1) interdisciplinaridade como integração de conteúdos isolados; 2) interdisciplinaridade como trabalho coletivo a partir de um projeto; 3) interdisciplinaridade por integração de conteúdos em temáticas; e 4) interdisciplinaridade pela historicidade. A partir dos dados obtidos, pode-se observar, nas narrativas dos professores, que existe uma diversidade de práticas desenvolvidas em sala de aula que mobilizam diferentes perspectivas interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to understand how interdisciplinarity has been experienced in classroom practices by science and mathematics teachers, trained in an interdisciplinary perspective and graduates of the Licentiate Degree in Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Sinop.Thus, for the development of this research, narrative interviews were carried out with graduates of that course. The analysis process was based on the procedures of Discursive Textual Analysis (DTA). The following categories emerged from the analysis: 1) interdisciplinarity as an integration of isolated contents; 2) interdisciplinarity as collective work based on a project; 3) interdisciplinarity by integrating content into themes; and 4) interdisciplinarity by historicity. From the data obtained, it can be observed, in the teachers' narratives, that there is a diversity of practices developed in the classroom that mobilize different interdisciplinary perspectives.en
dc.description.abstractEl artículo presenta resultados de una investigación que buscó comprender como ha sido experimentada la interdisciplinariedad en clases prácticas por profesores de ciencias y matemáticas, graduados en una perspectiva interdisciplinaria, egresados de Licenciatura en Ciencias Naturales y Matemáticas de la Universidad Federal de Mato Grosso, campus Sinop. Para el desarrollo de la investigación se hicieron entrevistas narrativas con egresados de este curso. El proceso de análisis se dió desde los procedimentos del Análisis Textual Discursivo (ATD). De los análisis surgieron las siguientes categorias: 1) interdisciplinariedad como integración de contenidos aislados; 2) interdisciplinariedad como trabajo en colectivo a partir de um proyecto; 3) interdisciplinariedad por integración de contenidos temáticos; y 4) interdisciplinariedad por la historicidad. Percíbese en las narrativas de los profesores que existe una divesidad de prácticas desarrolladas en clase que mueven diferentes perspectivas interdisciplinariases
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 30 (2023), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic education; Pedagogical practice; Teachingen
dc.subjectBasic educationes
dc.subjectPedagogical practicees
dc.subjectTeachinges
dc.subjectInterdisciplinariedades
dc.subjectEducación básicaes
dc.subjectPráctica pedagógicaes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.titlePráticas interdisciplinares em sala de aula : conexões entre formação inicial e docência na escolapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinary practices in the classroom: Connections between Initial training and teaching at schoolen
dc.title.alternativePrácticas interdisciplinarias en salón de clase : relaciones entre formación inicial y docente en la escuelaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001216455pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record