Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorWerner, Sheylapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-21T06:55:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1984-5596pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282684pt_BR
dc.description.abstractA partir de um recorte de pesquisa, conduzida pelo Grupo Multi, que tomou como mote o desenvolvimento de livros em multiformato acessível a todas as crianças, este artigo objetiva evidenciar a articulação importante entre as áreas da educação e do design para análise, produção e qualificação dos livros. Atualmente, existe no mercado grande variedade de livros destinados ao público infantil, porém sem acessibilidade. Os livros apresentados neste estudo possuem versões distintas: uma em braille e tinta em fonte ampliada e outra em Comunicação Alternativa. Ambas contam com imagens ilustradas táteis, audiodescrição e contação da história na Língua Brasileira de Sinais. A metodologia utilizada foi a de Pesquisa-Intervenção. O estudo possibilitou o teste e a produção total de dezenas livros, os quais foram doados a bibliotecas e a escolas públicas. Além disso, constituiu-se como importante pesquisa para o estabelecimento de critérios pertinentes à produção futura de livros em multiformato.pt_BR
dc.description.abstractBased on the clipping of a research, conducted by Multi Group, which took as its motto the development of books in multiformat accessible to all children, this article aims to highlight the important articulation between the areas of education and design. for analysis, production and qualification of books. Currently, there is a wide variety of books for children on the market, but without accessibility. The books presented in this study have different versions: one in Braille and ink in enlarged font and another in Alternative Communication. Both have tactile illustrated images, audio description and storytelling in Brazilian Sign Language. The methodology used was Research-Intervention. The study made it possible to test and produce dozens of books, which were donated to libraries and public schools Furthermore, this research is important for establishing criteria for the future production of multi-format books.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArcos design. Rio de Janeiro. Vol. 16, n.1 (jan. 2023), p. 280-299pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultiformat booken
dc.subjectLivro multiformatopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectChildren's Literatureen
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.titleLivros Infantis em multiformato : articulações entre educação e designpt_BR
dc.title.alternativeChildren's Books in Multiformat : articulations between education and designen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001214597pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples