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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-21T06:54:35Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0104-4877pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282626pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo traz como tema problematizar sobre as ações de prática de ensino desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma universidade pública brasileira. Para tal intento, utilizam-se, como fundamentação teórica, autores que dialogam sobre Estudos de Aula e Critérios de Adequação Didática, bem como suas conexões com a formação inicial docente. A metodologia de pesquisa utilizada para tanto seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com caráter documental. Infere-se que uma reflexão produzida em conjunto a partir de um contexto de Estudo de Aula, a qual envolveu professores-bolsistas, professores supervisores e a coordenação do subprojeto, com vistas ao atendimento dos Critérios de Adequação Didática, tornou o processo educacional qualificado e aperfeiçoado conforme as práticas aconteciam. Isso oportunizou aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e que participaram do PIBID construir uma formação plural, sendo capazes de refletir para além do conteúdo a ensinar.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to problematize the teaching practice actions developed within the scope of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) at a Brazilian public university. For this purpose, authors who discuss Class Studies and Teaching Suitability Criteria, as well as their connections with initial teacher training, are used as theoretical foundations. The research methodology used for this followed a qualitative approach, of an exploratory nature,with a documentary nature. It is inferred that a reflection produced jointly from a Class Study context, which involved scholarship teachers, supervising teachers and the coordination of the subproject,with a view to meeting the Didactic Suitability Criteria, made the educational process qualified and improved as the practices took place. This gave students on the Mathematics Degree course who participated in PIBID the opportunity to build a plural education, being capable of reflecting beyond the content to be taught.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZetetiké. Campinas, SP. Vol. 32, (2024), e024009pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCritérios de Adequação Didáticapt_BR
dc.subjectDidactic Suitability Criteriaen
dc.subjectEstudo de aulapt_BR
dc.subjectLesson Studyen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titlePlanejamento, ação e reflexão no PIBID: um Estudo de Aula com origamis à luz dos Critérios de Adequação Didáticapt_BR
dc.title.alternativePlanning, action and reflection at PIBID: a Lesson Study with origami in light of the Didactic Suitability Criteriaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001214938pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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