Planejamento, ação e reflexão no PIBID: um Estudo de Aula com origamis à luz dos Critérios de Adequação Didática
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-21T06:54:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4877 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282626 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo traz como tema problematizar sobre as ações de prática de ensino desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma universidade pública brasileira. Para tal intento, utilizam-se, como fundamentação teórica, autores que dialogam sobre Estudos de Aula e Critérios de Adequação Didática, bem como suas conexões com a formação inicial docente. A metodologia de pesquisa utilizada para tanto seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com caráter documental. Infere-se que uma reflexão produzida em conjunto a partir de um contexto de Estudo de Aula, a qual envolveu professores-bolsistas, professores supervisores e a coordenação do subprojeto, com vistas ao atendimento dos Critérios de Adequação Didática, tornou o processo educacional qualificado e aperfeiçoado conforme as práticas aconteciam. Isso oportunizou aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e que participaram do PIBID construir uma formação plural, sendo capazes de refletir para além do conteúdo a ensinar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to problematize the teaching practice actions developed within the scope of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) at a Brazilian public university. For this purpose, authors who discuss Class Studies and Teaching Suitability Criteria, as well as their connections with initial teacher training, are used as theoretical foundations. The research methodology used for this followed a qualitative approach, of an exploratory nature,with a documentary nature. It is inferred that a reflection produced jointly from a Class Study context, which involved scholarship teachers, supervising teachers and the coordination of the subproject,with a view to meeting the Didactic Suitability Criteria, made the educational process qualified and improved as the practices took place. This gave students on the Mathematics Degree course who participated in PIBID the opportunity to build a plural education, being capable of reflecting beyond the content to be taught. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Zetetiké. Campinas, SP. Vol. 32, (2024), e024009 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Critérios de Adequação Didática | pt_BR |
dc.subject | Didactic Suitability Criteria | en |
dc.subject | Estudo de aula | pt_BR |
dc.subject | Lesson Study | en |
dc.subject | Initial teacher training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.title | Planejamento, ação e reflexão no PIBID: um Estudo de Aula com origamis à luz dos Critérios de Adequação Didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Planning, action and reflection at PIBID: a Lesson Study with origami in light of the Didactic Suitability Criteria | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001214938 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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